Importância do mapeamento de custos para seu e-commerce

em set 17, 2014:por

Luis Paulo Greco

Trabalha na eNext como analista de negócios. Formado em Administração de Empresas pela FECAP. Atua com consultoria empresarial há alguns anos.
Views231
Cálculo de ROI para um ecommerce

Em um post anterior, comentei da importância do bom uso de KPI’s (Key Performance Indicator) para o sucesso de um e-commerce. Sem dúvida a premissa continua sendo verdadeira, esse controle é vital para uma operação saudável de um negócio digital. Porém não se pode esquecer de observar com atenção outras variáveis do seu negócio, como a estrutura geral de custos do mesmo.

Essa estrutura de custo pode ser dividida em dois grandes grupos:

  • Custo Variáveis
  • Custo Fixos

Os Custos Variáveis referem-se à parte dos custos totais que está diretamente relacionada às vendas, ou seja, que oscilam em função das mesmas. Para facilitar a análise desses custos pode-se dividir os mesmos em dois segmentos: Custo Variável de Venda (CVV) e Custo do Produto Vendido (CPV).

O CVV corresponde às obrigações decorrentes diretamente das receitas, incluindo gastos com impostos, comissões e fretes.

O CPV compreende aos custos despendidos na produção de um produto ou para a execução de um serviço, excluindo-se os gastos com folha de pagamento.

Já os Custos Fixos correspondem a todos os custos incorridos para a manutenção de um negócio, mesmo que não haja nenhuma atividade comercial (compras ou vendas).

Separaram-se os custos fixos em grupos de pessoal, ocupação, administração, serviços e comercial.

Com a ciência dessa estrutura é interessante analisar a participação percentual de cada grupo dos mencionados em relação ao faturamento do seu e-commerce, e a partir disto, observar quais custos podem estar além do previsto e consequentemente prejudicando o seu resultado.

 

Tabela de mapeamento de custos

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25