Lojas on-line ignoram regras, diz pesquisa

em set 02, 2013:por

Anna Wagner

Cursa Publicidade e Propaganda na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Atua desde 2012 na área de marketing, trabalhando com Startups na área de e-commerce e e-service. Atualmente é responsável pelo marketing na eNext Consultoria em E-commerce.
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Dois meses após entrar em vigor a nova legislação para o setor, 46% das empresas ainda descumprem a lei.

Um novo lançamento feito pelo IBRC (Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente) mostra que, após dois meses da entrada em vigor na nova legislação para o comércio eletrônico brasileiro, quase a metade dos sites ainda descumpre as novas regras.

Foram pesquisadas 37 lojas online, de empresas de seis setores, nos dias 15 e 16 de julho.

Desse total, 17 (ou 46%) não estão em conformidade com a lei, pois não atendem ao menos 80% do decreto 7.962, que regulamenta o CDC (Código de Defesa ao Consumidor) no que se refere ao comércio eletrônico, e que entrou em vigor em 15 de maio.

No mês em que a lei entrou em vigor, o índice de desconformidade era de 60%.

Mas, considerando-se que se trata de uma lei, quase metade ainda não cumpri-la integralmente preocupa, dizem especialistas.

Atendimento online ineficiente, falta de informações sobre a empresa, o produto ou o serviço e descumprimento do prazo de cinco dias úteis para responder ao consumidor estão entre as falhas mais frequentes.

Segundo o estudo, apenas uma empresa cumpriu todas as exigências – e menos de um terço ficou dentro do nível de excelência, cumprindo de 90% a 100% da lei.

O direito de arrependimento é outra grande dificuldade encontrada. Numa outra avaliação, com 16 lojas on-line, 31,25% delas impuseram aos seus consumidores custos para a devolução dos produtos.

A norma prevê a devolução do produto sem ônus em até sete dias após a compra pela internet.

Para Alexandre Diogo, do IBRC, é preciso punir com multas.

 

Fonte: Destak jornal

 

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