M.dot vs. Responsivo vs. Adaptativo: Qual é a solução certa para a sua loja virtual?

em jun 01, 2015:por

Juliano Folino

Representante de operações da Mobify no Brasil e Executivo de Vendas na enextgroup. Formado em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi, cursando MBA de Marketing Digital na ESPM.
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responsive vs adaptive vs m

Você já ouviu falar nesses termos de otimização mobile: m.dot, responsivo, adaptativo? O que eles realmente significam? Qual é a solução certa para a sua empresa?

Cada solução tem suas vantagens e desvantagens. Vamos explicar todos para destacar as características e o melhor uso de cada um para ajudá-lo a decidir o que faz mais sentido para a seu modelo de negócio.

Características

  M.dot Responsivo Adaptativo
URL 2 URLs 1 URL 1 URLs
HTML Separado do HTML do Desktop. Carrega apenas um HTML, e usa CSS e Media Queries para formar o layout. Permite que você utilize HTML específico para cada dispositivo.
Assets Efetua o download dos assets para mobile (Diferentes do Desktop). Efetua o download de todos os assets, mesmo que não mostre todos. Apenas os assets otimizados para mobile são baixados.
Template Template diferente para site mobile. Apenas um template para todos os dispositivos. Múltiplos templates para dispositivos distintos.
Imagens Imagens do desktop são redimensionadas, ou são usadas imagens específicas para mobile. Imagens são redimensionadas para cada dispositivo. Imagens específicas para mobile são servidas e otimizadas para resolução do dispositivo utilizado.

M.dot

AKA: Dedicado / Mobile Site Independente, m-ponto (m-dot)
O site m.dot é a primeira geração de solução móvel. Quando as pessoas começaram a usar seus smartphones para navegar on-line, os sites eram muito lentos e às vezes era impossível navegar. Para resolver este problema, os varejistas começaram a criar versões m.dot de seus sites. Ela geralmente é uma versão reduzida do site desktop, com navegação mais simples, menos conteúdo e menos páginas.

Vantagens

Baixo investimento: podem ser criados rapidamente com um custo relativamente baixo.
Funcionalidade: Mais funcional do que um site desktop em um dispositivo móvel.

Desvantagens

Site separado: é preciso gastar tempo e recursos para gerir dois sites.
Carregamento inicial mais lento devido ao redirecionamento: não permite um conteúdo live, como por exemplo os pedidos, que precisam ir e voltar entre servidor e intermediário.
Questões de compatibilidade de SEO: Google penaliza redirecionamentos.
Problemas de compartilhamento social: se você compartilhar um link do seu dispositivo móvel para um amigo ou rede social, e eles clicarem nesse link de seu desktop, eles serão levados para o site mobile.

Os sites M.dot eram uma boa solução antigamente, quando a navegação por dispositivos móveis se tornou popular, mas agora, é considerada uma tecnologia ultrapassada que não melhora efetivamente a experiência do usuário ou conversões on-line. Mesmo quando um site m.dot está disponível, 35% dos usuários ainda vão optar por visitar o site completo quando for dada a opção. Um estudo descobriu que 79% da receita gerada através de sites que possuem m-dot veio de clientes usando o site completo no próprio celular.

>Design Responsivo

Responsivo

AKA: Web Design Responsivo, RWD
Ao contrário de um site m.dot, um site responsivo usa o mesmo URL e serve o mesmo conteúdo em todos os dispositivos. Media Queries CSS são utilizadas para alterar a aparência e a ordem do conteúdo de acordo com o tamanho da tela do dispositivo. Se levarmos em conta o termo mobile-first para criar o site, pode ser que você tenha uma boa experiência mobile. No entanto, isso pode significar que o seu site não está otimizado para desktop ou tablet, uma vez que o responsivo limita você a um modelo de template html para todos os dispositivos.

Vantagens

Apenas um template: mais fácil de manter e atualizar
Melhoria SEO: URL único para desktop e mobile melhora a classificação no algoritmo de busca do Google
Compartilhamento social: URL única torna mais fácil para compartilhar através de dispositivos

Desvantagens

Nova base de código: O código é construindo a partir do zero. Requer tempo de desenvolvimento e custos iniciais.
Tempos de carregamento mais lento: um site responsivo carrega todo conteúdo do desktop, mesmo aquilo que não é usado na versão mobile.
Apenas um template: não permite que você otimize cada versão do site para aumentar conversões

O design responsivo é uma solução mobile sofisticada, e que pode criar sites bonitos. No entanto, se o objetivo final de seu site é conversões on-line, então ele pode não ser a melhor opção. Os consumidores utilizam em média 2,6 dispositivos para converter on-line, isso significa que cada dispositivo é utilizado para uma finalidade diferente, e a viagem do cliente em cada dispositivo precisa ser projetada para atender às suas necessidades.

Web design responsivo não lhe dá a flexibilidade para otimizar cada versão para conversões on-line. Este é um fator importante a ser considerado quando você for escolher a solução mobile ideal para a sua empresa. Um estudo mostra que 79% dos compradores que estão insatisfeitos com o desempenho de um website estão menos propensos a comprar a partir do mesmo site novamente.

Design Adaptativo

Adaptive

AKA: Dynamic Serving, Adaptive Web Design, AWD
Com uma solução móvel adaptativa, o servidor detecta o tipo de dispositivo que está tentando acessar o site (desktop, celular ou tablet) e carrega a versão otimizada para esse dispositivo. Como resultado, apenas os itens essenciais para mobile são transferidos.

Vantagens

Layouts otimizados para cada dispositivo: permite ao varejista otimizar as conversões em cada dispositivo, separadamente.
Os tempos de carregamento são mais rápidos: o site só carrega os recursos necessários.
Apenas um back-end: mais fácil de manter e atualizar.
Melhoria SEO: URL único para desktop e mobile, o que melhora a classificação no algoritmo de busca do Google
Compartilhamento social: URL única torna mais fácil o compartilhamento através de dispositivos móveis.
Processo de implementação mais rápido – não precisa se desfazer código existente.

Desvantagens

Recursos qualificados: requer uma equipe de desenvolvedores para lidar com a configuração inicial (Setup)
O ponto de preço: embora seja mais barato do que um responsivo bem feito, é uma solução mais cara do que um site m.dot.

Adaptive Web design é a melhor solução se o seu objetivo principal é aumentar conversões on-line. A capacidade de
criar diferentes modelos em diferentes dispositivos permite que você personalize cada um para obter ótimas taxas de conversão on-line.

Qual a melhor solução mobile para meu e-commerce?

Todas as três soluções têm vantagens e desvantagens, como foi dito. Os sites m.dot são considerados desatualizados com a tecnologia que temos disponível hoje. As empresas que utilizam sites m.dot estão aos poucos migrando para soluções responsivas ou adaptativas. De 2013 a 2014, os sites m.dot diminuíram de 79% para 59%, enquanto as versões adaptativas aumentaram de 12% para 15% e os responsivos aumentaram de 3% a 9%.

Sites responsivos são uma ótima solução para aqueles que querem compartilhar informações ou criar um site esteticamente bonito. No entanto, se o seu objetivo é conversões on-line, uma solução adaptativa seria o mais adequado para sua empresa. É a única solução que lhe dará a capacidade de otimizar cada tipo de dispositivo para conversões on-line.

Boa sorte a todos, espero que façam a escolha certa.

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