Para o desenvolvimento de campanhas efetivas de E-mail Marketing, é necessário realizar um planejamento. Processo consciente e sistemático de tomar decisões no presente, antecipando o desempenho futuro de sua organização ou de seu cliente. É de extrema importância que haja esta etapa em sua metodologia empresarial.
As definições das medidas estratégicas para a construção de campanhas eficazes devem ser verificadas em três vertentes. A primeira delas é a Análise Externa, onde analisamos o Macro Ambiente, composto por fatores que potencialmente influenciam na identificação de oportunidades e ameaças. Aproveitando as vantagens e evitando ou minimizando os efeitos que as ameaças podem ocasionar em sua ação.
Feito isso devemos partir para o segundo passo, a Análise Interna. Onde precisamos identificar as forças e as fraquezas dentro do ambiente organizacional. Com isso, somos capazes de implantar ações que temos certeza que gerarão uma taxa alta de conversão para nosso cliente. Devemos verificar em outras campanhas o que estamos errando e como podemos melhorar, a partir de um estudo com o departamento de B.I, através dos relatórios feitos pela equipe.
Finalizando, é preciso determinar diretrizes em que a Empresa esta focada. Para isso utilizamos dois meios essenciais: A Visão e a Missão. Assim, definindo seu propósito fundamental, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada e contratada. Representando um estado futuro para a organização e seu cliente, com o objetivo de alcançar metas e resultados com serviços de máxima qualidade, onde aconteça um crescimento bilateral.
Este fluxo deve ser sempre realizado para aumentar a eficiência e eficácia de todas as campanhas, principalmente as inovadoras. Para que possamos acertar o próximo alvo, eliminando contingências, sendo sempre competitivo e qualificado para atingir todos os objetivos.