Mobile First – Uma mudança no foco dos varejistas

em set 21, 2015:por

Igor Faletski

Igor Faletski é CEO da Mobify. Com mais de 150 clientes no mundo, Mobify é uma plataforma mobile focada em e-commerce, capaz de tornar responsivo qualquer site com simples integração de uma tag, permitindo controle total de UX entre todos dispositivos para maximizar conversão e engajamento.
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Atualmente estamos no meio de uma transição no marketing de varejo. Os dispositivos móveis estão mudando o jeito que os consumidores descobrem marcas, procuram produtos e como e quando eles irão fazer uma compra. No passado, os consumidores estavam presos aos seus computadores sentados em suas mesas. A jornada de interação entre consumidor e empresa (física e online) era claramente previsível. Hoje isso não se aplica mais.

Os dispositivos móveis transformaram os consumidores naturalmente em clientes omni-channel. Eles estão navegando, pesquisando, comparando em seus dispositivos móveis a qualquer momento do seu dia, seja por curiosidade, questionamento ou desejo. Pode ser em suas casas, na rua ou conversando com amigos no jantar.

Em uma pesquisa feita pela Millenials foi descoberto que 57% da maior e mais influenciável camada do mercado, a geração Y, comparam os preços dentro das lojas em seus dispositivos móveis antes de realizar uma compra. Nos dias de hoje dentro do ambiente de varejo não é só de extrema importância como uma total necessidade fazer com que seus clientes tenham uma ótima experiência dentro de seu site ou aplicativo.

Varejistas inseridos na fronteira do mobile já mudaram seu foco. Sua prioridade está na perfeita sincronia entre as experiências oferecidas aos seus clientes tanto dentro das lojas como em seus sites e aplicativos. Eles sabem que com uma boa e forte presença dentro dos dispositivos móveis um cliente potencial pode e deve converter espontaneamente em qualquer ponto de contato que ele tenha com a marca.

Mas essa conversão espontânea vai depender da capacidade que a marca tem de oferecer uma boa experiência dentro das lojas. As conexões devem ser feitas entre a experiência móvel do cliente (informação de localização, perfil dos clientes, produtos salvos) e suas experiências dentro do mundo real. Mostrando o que é conveniente para ele, informações direcionadas – como o local mais próximo que tem estoque do produto desejado – marcas que podem influenciar sua decisão para finalizar uma compra.

E agora que eles estão prontos para comprar, você vai deixá-los esperando na fila?

Se o caminho para a compra se tornou um problema agora entre o online e o offline isso requer uma forma mais fácil e instantânea de se finalizar uma compra, os pagamentos móveis são o futuro. Seja por aplicações móveis de pagamento como o Apple Pay, checkout móvel ou pagamento via aplicativo da sua loja, fazer com que esse último passo seja o mais fácil possível é crucial.

Se o mundo do varejo está mudando, as marcas estarão melhorando suas capacidades móveis e pensando no caminho traçado pelo cliente de um modo totalmente diferente. Eles estarão construindo uma experiência continua que vai guiar o consumidor dentro dos terrenos do online e do offline com facilidade. Esses campos já são um só na mente do consumidor e suas compras feitas de forma espontânea vão ser despertadas pelas marcas que os impactarem com sutileza.

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