Movimento do Black Friday deve ser 342% maior que em dias normais no e-commerce

em nov 21, 2016:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.

A sexta-feira do Black Friday (25) trará um movimento 342% maior para as lojas e-commerce do que em um dia “normal”, e tanto a quinta-feira (24) quanto o sábado e o domingo trarão picos de acessos aos sites.

Esses são os resultados da segunda edição da pesquisa “O que esperar da Black Friday 2016”, apresentada nesta segunda-feira (21) pela Câmara de Comércio Eletrônico (câmara-e.net) e a Braspag, do grupo Cielo.

De acordo com o estudo, feito com base em mais de 70 milhões de pagamentos online registrados nos últimos quatro anos pela Braspag, o aumento nos acessos deve ocorrer a partir das 19h da véspera do Black Friday, no dia 24. O pico na quinta-feira está, segundo o levantamento, estimado para as 23h.

Já durante o Black Friday, a maioria das compras deve ocorrer em três horários: por volta da meia-noite, às 20h e às 14h, quando deve ocorrer o volume mais pesado de visitas a lojas e-commerce.

pesquisa-black-friday-e-commerce-sexta

“Esse horário (14h) tem sido usual nas últimas edições e a gente percebe que o consumidor online brasileiro, em sua grande maioria, compra no início do período da tarde, apesar de existir um pico quase equivalente entre as 20h e às 21h, quando volta do trabalho”, explicou Gastão Mattos, presidente da Braspag.

Rescaldo

Mesmo após o Black Friday, o e-commerce ainda deve acompanhar o movimento no sábado e no domingo, pois a pesquisa indica que, nesses dias, os clientes provavelmente continuarão a buscar por promoções.

No dia 26, a Braspag estima um volume de transações 130% maior em relação a um sábado “normal”, com picos às 0h, 10h e 20h.

No dia seguinte, apesar de já em menor intensidade, o domingo também deve reservar boas notícias para os lojistas: o movimento pode chegar a 81% de crescimento, com atenção especial para as 20h.

Na segunda-feira, o número de vendas do e-commerce promete crescer mais uma vez, agora por conta do Cyber Monday – data importada também dos Estados Unidos. “Diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos o Black Friday é mais voltado para as lojas físicas, enquanto o Cyber Monday tende para o online. Nos últimos anos, a gente vê que começa a ter no [no e-commerce brasileiro] uma influência do Cyber Monday”, afirmou Mattos.

cyber-monday-e-commerce

MPEs

As micro e pequenas empresas terão grande participação no movimento total do Black Friday – não em volume de vendas, mas em quantidade de negócios. “Quase 96% das empresas que venderem durante o Black Friday serão MPEs, mas elas terão cerca de 15% do faturamento”, afirmou Leonardo Palhares, presidente da camara.e-net.

Segundo ele, 75% das lojas e-commerce aprovadas para ganhar o selo Black Friday Legal 2016 têm faturamento anual de até R$ 3,6 milhões, ou seja, o limite para empresas solicitarem o Simples Nacional antes da aprovação do Crescer sem Medo.

“As micro e pequenas empresas tendem a iniciar seus negócios vendendo em nichos, e grande parte do seu sucesso ocorre por isso”, disse Palhares. Levantamento da camara.e-net mostrou que 60,3% dos lojistas e-commerce com o selo Black Friday Legal responderam vender seus produtos para nichos.

A pesquisa da entidade mostrou, ainda, que quase 28% dos cadastrados deste ano participam pela primeira vez da data.

Fonte: Ecommerce Brasil

veja também:

Como obter um diferencial e recompensar os clientes do seu e-commerce

Por: Alejandro Vásquez, cofundador da Nuvem Shop e diretor de CONTINUAR LENDO…

artigo-conteudo3

Geração “Y” de consumidores demanda muita atenção de varejistas

Por: Juan Pablo Uma estratégia móvel robusta nos dias atuais CONTINUAR LENDO…

Consumidores multicanal: a nova tendência do varejo

Por: Pedro Ivo Martins O consumidor mudou, online e offline CONTINUAR LENDO…

artigo-conteudo

5 métricas fáceis de analisar que ajudam a crescer uma fan page

Por: Camila Porto As principais dificuldades apresentadas pelos empreendedores e CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário