Multi loja: Várias Marcas e uma só gestão

em fev 12, 2012:por

Dante Lima

Formado em Administração de Empresa pela FAAP e com Pós Graduação em finanças pela Insper – SP. Professor de e-commerce na Internet Innovation. Sócio da enextgroup, responsável pela Uber Digital. Tem histórico de clientes como: Arezzo/Schutz, Telhanorte, RaiaDrogasil, Gallerist, LelisBanc, Enjoei, Mash, Meu Amigo Pet, entre diversos outros.
Views444
multi-loja

Multi loja: Várias Marcas e um só gestão

Algumas empresas possuem mais de uma marca, ou empresa filha com diferente posicionamento, público alvo e mix de produtos. A dúvida que surge para varejistas é: Consigo ter duas frentes de loja, em domínios separados, com produtos, carrinhos e navegações diferentes e administrá-las de maneira centralizada? A resposta é SIM!

Entendendo essa demanda, algumas plataformas desenvolveram o conceito de multi loja, que nada mais é do que duas frentes de loja sendo gerenciadas pela mesma plataforma e ERP.

O seu funcionamento é simples, a partir da plataforma, desenvolvem-se duas lojas (Front-end), com layouts, navegação, banners, e demais funcionalidades diferentes. O wireframe e funcionalidades podem ser os mesmos, o que irá facilitar o trabalho dos desenvolvedores. Podem ficar apontadas para dois domínios diferentes, dando total impressão de que se tratam de dois sites distintos na ótica do usuário.

Até então, de fato são duas lojas diferentes, até que entra a grande sacada:

Os lojistas fazem um cadastro de todos os seus produtos no ERP (Back-end ou Back-office) ou via menu administrativo da plataforma e selecionam para qual loja desejam que os produtos sejam disponibilizados. A tecnologia da plataforma vai entender essa seleção e disponibilizar os produtos para o site indicado.
Uma particularidade: pode-se disponibilizar o mesmo produto nas duas lojas simultaneamente e caso exista a venda em uma das lojas, acabando com o estoque do produto, automaticamente ele ficará indisponível para compra na outra loja.

No caso de uma compra, o consumidor faz seu cadastro, e acessa um carrinho exclusivo da loja, finalizando o pedido de maneira tão simples quanto em um e-commerce tradicional.

O pedido entra no back-end do lojista indicando a partir de qual frente de loja foi feito, lá pode ser tratado de maneira diferenciada, com embalagem, entrega e até faturamento diferentes.

Segue esquema mostrando o cenário:

Existem algumas plataformas que possuem essa tecnologia no Brasil e mundo, são elas: Rakuten, Vtex, Magento, Elastic Path.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

One Comentários

  1. Leandro disse:

    Olá. Existe alguma soluição para multilojas na ferramenta do wordpress wp-ecommerce????

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25