Na loja virtual, avaliação feita pelo comprador é tão importante quanto o preço

em set 25, 2013:por

Ricardo Ramos

Gestor em Tecnologia da Informação, Ricardo Ramos possui diversas especializações no meio digital e tecnológico, entre elas, estratégias de marketing, cloud computing, ITIL, Product Development, entre outras que colaboram para o desenvolvimento de plataformas e produtos. Iniciou carreira na Inter.net do Brasil, liderou o desenvolvimento de soluções na Virid Interatividade Digital, tornou-se CIO e sócio, devido ao sucesso das soluções desenvolvidas. Atualmente, além de Diretor de Métricas e Monitoramento da ABComm, Ramos vem colocando em prática todo conhecimento adquirido ao longo de sua carreira na Precifica, como fundador e CEO da empresa.
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O Search Engine Optimization (SEO) é uma importante ferramenta para ganhar destaque durante a busca orgânica do Google, mas não é tudo. Nem mesmo o Link Patrocinado é garantia de aumento em vendas. A credibilidade é fundamental para um e-commerce, e uma forma de se sobressair perante a concorrência é por meio dos rich snippets (recortes, em inglês) de seus produtos.

Os rich snippets são aquelas linhas de texto que aparecem embaixo de cada resultado da pesquisa, com objetivo de dar aos usuários uma noção sobre o conteúdo do site e o porquê de ter se tornado relevante para a consulta. Esses recortes geralmente descrevem a página ou o produto pesquisado, e incluem, entre várias informações, faixa de preço, avaliação média (em forma de estrelas) e resenhas dos usuários.

Além da competição por preço no e-commerce, a opinião dos compradores é de extrema importância e deve ser considerada também pelos lojistas, e não só por quem está em busca de algum produto. Muitas vezes, o proprietário tem um produto campeão de vendas e que é bem avaliado, mas não sabe. Ou o contrário, aposta em um item que não tem boa aceitação no mercado.

Além disso, se o consumidor encontra um produto em uma loja virtual que não tem a possibilidade de visualizar avaliações dos compradores, e outra que tem dezenas, ele geralmente opta pelo e-commerce que tem mais interação dos usuários, mesmo que o preço seja mais elevado. Por isso, o lojista precisa se conscientizar da importância das resenhas e investir no serviço pós-venda, pedindo para o consumidor avaliar o produto.

O objetivo do SEO é criar a melhor experiência para o usuário na busca por resultados mais relevantes, fazendo o possível para que encontre o que procura antes mesmo de clicar em uma página. No entanto, para que o Google reconheça as estrelinhas de avaliações e outras informações que possibilitam a criação do recorte é necessário utilizar um assistente de marcação de dados estruturados em HTML. Desta forma, é possível adicionar microdados ou microformatos ao site.

Essenciais, os rich snippets podem levar uma loja virtual a um novo patamar durante a busca, pois cria uma espécie de vitrine para o produto e faz o cliente entrar na loja sabendo o que quer. Com assertividade, o tráfego fica mais qualificado, aumentando a taxa de conversão e, consequentemente, a margem de lucro.

 

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