Novo consumidor e o varejo no foco da Saint Paul no evento Big Show, em Nova Iorque

em fev 11, 2016:por

Redação Next Ecommerce

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O consumidor está em acelerado processo de mudança, que o torna da vez mais imediatista e “viciado” em tecnologia, e esse quadro exige constante atenção e disposição para adaptação por parte do varejo. A análise é de Camila Securato, sócia e diretora de Marketing da Saint Paul Escola de Negócios, que participou da 105º Big Show, maior feira de varejo mundial, realizada pela NRF (National Retail Federation), ocorrida em janeiro, em Nova Iorque.

Camila Securato afirma que um dos pontos mais lembrados nas palestras que aconteceram durante o encontro foi oimediatismo dos consumidores, que esperam resolver os problemas com urgência, estando em constante estado de alerta. “Existe uma pré-disposição de compartilhar ativos e infraestrutura para ser mais eficientes, tanto em termos financeiros, quanto com relação a tempo”, afirma a diretora da Saint Paul Escola de Negócios.

Como uma possível consequência dessa rapidez, está cada vez mais presente o vício por tecnologia, fazendo com que os consumidores tenham sempre um eletrônico por perto e sejam multitasking.

Grande parte destes são os Millennials, geração nascida entre 1980 e 2000. Com acesso instantâneo, este público busca, através de meios digitais, informações sobre os produtos, comparações de preços e experiências.

Por isso, de acordo com Camila, é muito importante que as empresas criem aplicativos, pois o tempo dispendido em celulares cresce a cada ano de forma exponencial. Desta forma, há interação do consumidor com a marca.

Outros itens apontados na Big Show foram a identificação do consumidor com as marcas de acordo com os propósitos em que acreditam e a valorização da experiência, que gera boas memórias e compras futuras. “A experiência inicia desde o primeiro contato com a marca: a fachada da loja, o cheiro, o atendimento, a disponibilidade online e offline”, relata a diretora.

Para ela, a principal mensagem deixada para as empresas está em fazer uma revisão de conceitos e comunicação para deixar os propósitos mais claros, simples e transparentes, com foco no engajamento dos consumidores.

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