O Google Wallet já Chegou ao Brasil

em dez 06, 2013:por

Diógenes

Gerente de contas na Über digital. Graduado em Publicidade, Propaganda e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, cursa MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas.
Views1.806
final

Lançado em 2011, o aplicativo tem como objetivo melhorar a experiência dos consumidores, facilitando todas as operações de crédito e debito (virtuais ou não).  O Google Wallet é um aplicativo de celular capaz de atender a essa estranha necessidade e a muitas outras (menos excêntricas).

Deixando de lado as vantagens e desvantagens do serviço como melhoria de experiência para compras presenciais e voltando nossa atenção apenas para o cenário do e-commerce, proponho o seguinte exercício: Imagine que você navegue por  sites diferentes e faça, pelo menos, uma compra em cada um deles. Imagine que em cada um deles você deverá, necessariamente por uma questão de segurança, fazer um cadastro e fornecer dados pessoais e bancários. Não que essa seja uma tarefa árdua, mas convenhamos que ela não é a melhor hora do seu dia. Agora imagine não ter que preencher nenhum formulário, sem ter que receber confirmação de cadastro, validação de conta etc. Uma vez feita a assinatura do serviço, você pode simplesmente atribuir ao Google a função de garantir essas informações ao vendedor e acionar sua operadora de cartão de crédito para a realização do pagamento.  Para tanto, é preciso que a loja tenha instalado o componente adequado para realizar a negociação mediada pelo Google Wallet.

A receptividade do mercado.

A introdução da App no mercado passou por alguns problemas e até hoje ainda não é um fato consumado. Para o e-commerce o maior problema diz respeito à segurança dos dados do usuário, porem, segundo o próprio Google o aplicativo é mais seguro do que dinheiro ou cartão de crédito.

Atualmente, segundo o Google, o aplicativo está disponível para mais de 100 países , incluindo o Brasil.

6fd66__galaxy-nexus-google-wallet

A Grande parte da não aceitação do produto até então, se deu pela inoperância de aplicar a tecnologia NFC  aos aparelhos celulares para transmitir os dados da transação. Possivelmente, quando essa questão for solucionada de forma a satisfazer a expectativa dos usuários, o reflexo no e-commerce será mais evidente.

Mutualismo.

O aplicativo é grátis, não há taxas nem tarifas para a utilização, porém, oferecendo essa facilidade, o Google está mais uma vez melhorando uma operação de seus clientes e ganhando com isso um bem incomensurável: informação.

Hoje em dia, o Google consegue traçar o perfil de consumo de cada usuário de forma milimétrica e essa precisão tende a aumentar cada vez mais, na medida em que somos seduzidos pelos incontáveis benéficos dos serviços Google. Do ponto de vista de gestão de tecnologia de informação, a ideia de um grande computador capaz de administrar todos os dados para nos oferecer cada vez mais facilidade é um grande avanço, contudo há de se considerar a perda da privacidade que vivenciamos já que somos continuamente mais monitorados (de forma consentida).

Mudança de hábito de consumo

Independente do insucesso do produto até então, o que salta aos olhos mais atentos é transformação dos hábitos de consumo. Cada vez mais os dispositivos móveis estão se tornando uma ferramenta de conversão. As empresas que visam potencializar suas transações no e-commerce precisam ficar atentas a essa tendência ao móbile e-commerce.  São questões como essa que evidenciam a importância do design responsivo e das demais adequações a essa nova realidade.

 

saibas como usar esta aplicação em:  https://developers.google.com/commerce/wallet/instant-buy/demo?hl=pt-BR

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

2 Comentários :

  1. kirk douglas disse:

    tenho um nexus 5 – tentei baixar o aplicativo ,
    e o site me diz que é incompatível com meu aparelho , “creio que não” .
    fiz uma pesquisa rápida e essa tecnologia ainda não esta liberada para nós brasileiros , detalhe que ja´esta em funcionamento desde 2011. grande evolução.

  2. Igor disse:

    Comigo também não consigo baixar, tenho um galaxy s5 … acho que para o brasil ainda vai demorar… :(

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25