O HTML5 é o presente. Vantagem para os usuários e desenvolvedores.

em out 23, 2013:por

Glauber Treml

Desenvolvedor Front End na Über Digital. Atualmente cursando técnico em Web - Senac Vila Prudente. Apaixonado por design, web e afins, estou sempre estudando e discutindo estes assuntos. Sonho em disseminar o conhecimento da minha área para as pessoas e um dia criar algo revolucionário para a web.
Views15
HTML5_sticker

Hoje em dia ouvimos muito falar sobre o HTML5 sendo o futuro da web, porém a realidade é  que esta tecnologia já é o presente, embora muitos desenvolvedores estejam à parte nessa história.

Muitos desenvolvedores pensam que para criar aplicações em HTML5 é preciso ter conhecimento em canvas, que cria animações e diversos outros recursos fantásticos, web storage e etc, mas a verdade é que, começar a desenvolver com as features (funções) básicas,  já faz uma grande diferença para o usuário de forma significativa.

Eu particularmente vejo o HTML5 como um grande parceiro da experiência do usuário, e vale lembrar que quando falamos de internet, estamos lidando com pessoas como um todo.

Um de seus benefícios está relacionado ao SEO (técnicas que auxiliam a otimização de sites)  e semântica, pois o HTML5, além de estruturar sua aplicação, agora também tem relação direta com o conteúdo, o que facilita na procura dos principais buscadores.Por exemplo, agora você pode determinar que um conteúdo é um menu e, assim, o buscador lê este elemento em “segundo plano” e dá prioridade a outros conteúdos mais importantes, como um texto sobre a empresa ou artigo. Isso é uma grande revolução para a web em geral, sendo que a experiência de busca do usuário na internet fica cada vez mais precisa.

Outro ponto importante a se comentar é no que diz respeito à acessibilidade, pois as aplicações em HTML5, mesmo com as features básicas, já vem com o sistema de navegação via atalhos de teclado, o que facilita o acesso a pessoas com deficiência, como cegueira, baixa visão, daltonismo, etc. Isto é extremamente importante e até merece um post em especial mais pra frente.

Uma especificidade muito rica quando falamos em HTML5 são os novos inputs de texto (campos de texto, muito utilizados em formulários), que agora ganham uma interface diferente quando acessados de um dispositivo móvel, porém eles mantém a aparência comum de um input tradicional no desktop. Recomendo aos desenvolvedores conhecerem todos os campos, por mais que não utilize algum deles um dia.

Essa solução facilita muito o método como o usuário interage, pois a interface é intuitiva e seus tamanhos por padrão são adequados para áreas clicáveis em diversos dispositivos, ambientes e situações onde são acessados.

Lembre-se que em um mundo cada vez mais cheio de dispositivos e resoluções, não ter uma experiência confortável significa má usabilidade e, principalmente, má acessibilidade.

Pensando no lado do desenvolvedor, o HTML5 vai deixar seu código mais semântico, com tecnologia atualizada e claro, usável e organizado. Visualmente encontrar as tags no código fica um pouco melhor, pois evita caçar elementos em meio a uma “salada” de div’s.

Enfim, o que quis mostrar neste post é que o HTML5 beneficia a todos, tanto usuários quanto desenvolvedores, mesmo com suas técnicas mais simples, sendo que as tecnologias mais avançadas serão utilizadas em projetos cada vez mais específicos e muitas vezes experimentais. Não generalizando, mas a maioria das pessoas trabalham em projetos mais comuns, como sites institucionais, portais, e-commerce, o que, na maioria das vezes, não requer utilizar tantos recursos avançados. Portanto, seja na agência ou projetos freelancer, se encoraje, discuta com a comunidade de desenvolvedores, aprenda muito, pense no seu usuário e aplique essa tecnologia. Lembre-se, como falado logo no inicio do post, o HTML5 já é o presente. 

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

2 Comentários :

  1. Gostei do post caro colega de curso. O HTML5 é uma verdadeira revolução para desenvolvedores, usuários e por que não dizer, robôs.
    A única ressalva que tenho em relação à essa tecnologia é a falta de padrão, até porque ainda não foi lançado oficialmente, e isso faz com que cada um tem uma interpretação sobre qual das novas tags usar e que sentido semântico ela tem no código final do projeto.
    Mas eu acho que o mais importante é o que importa! (ou será o contrário?!)
    Abraços

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25