O que é Inbound Marketing e como utilizá-lo para alavancar meu e-commerce?

em ago 26, 2015:por

Vitor Peçanha

8 anos de experiência em gestão de produtos web, marketing digital e design. Especialista em design de interação pela PUC MG, trabalha com Startups desde 2009, como consultor e gerente de produtos. Em 2012 participou do Startup Chile, com um projeto que em 2013 se tornaria Rock Content, hoje líder em marketing de conteúdo no Brasil.
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O conceito de Inbound Marketing vem crescendo no Brasil mas, mesmo com essa aceleração, ainda existem muitas pessoas e empresas que não têm o real conhecimento de todas as métricas utilizadas. Se comparado a empresas dos Estados Unidos, por exemplo, vemos que o conhecimento é muito mais difundido, porque o conceito já existe há mais tempo.

Segundo uma pesquisa feita pela Rock Content, 69% das empresas no Brasil já utilizam o Inbound Marketing, porém muitas vezes não sua metodologia completa. No país, ainda há um baixo uso e conhecimento das diferentes plataformas disponíveis para disseminar o conteúdo e captar novos leads, mas esse cenário está mudando e o Inbound ganha cada vez mais espaço no mercado.

O “marketing de atração” tem como base desenvolver e promover conteúdo para determinado público-alvo, visando conquistar, atrair e fidelizar clientes, ao invés de somente comprá-los. Por isso, costumo dizer que o desenvolvimento se baseia em uma boa estratégia focada em resultados.

Nos últimos anos, o marketing eficaz está parecendo cada vez menos com um alerta (que distrai) e mais com um ímã (que atrai). Os consumidores querem ter acesso a informação e não serem interrompidos cada vez que um anúncio é veiculado. As empresas que souberem produzir o melhor conteúdo e arranjarem formas de disseminar a informação, consequentemente atrairão mais públicos, fecharão mais negócios e conquistarão mais fãs.

A metodologia do Inbound é um processo no qual seu potencial cliente passa por diversas fases e transformações. Em minhas palestras digo sempre que existem 4 etapas importantes para que o Inbound Marketing funcione, são elas: atrair o usuário por meio de conteúdo de qualidade até que ele se torne um visitante, após isso é necessário convertê-lo em lead por meio de landing pages ou formulários para então gerar um relacionamento até que ele feche a compra com sua empresa.

Engana-se quem pensa que o Inbound termina após a compra efetuada. Na quarta etapa, posteriormente à conversão de um lead em cliente, é hora de transformá-lo em um promotor da sua marca. Isso faz com que eles façam mais negócios e sejam, em geral, mais satisfeitos com a empresa.

Para concluir podemos dizer que o Inbound Marketing é sim a “bola da vez”, mas que não é tão simples quanto algumas pessoas pensam. É preciso análise, planejamento e conhecimento de seu público-alvo para gerar mensagens que possam impactar positivamente seu negócio.

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