O que é o Programa de Proteção ao Vendedor do MercadoPago?

em jun 22, 2016:por

José Abuchaem

José é co-fundador e diretor de Marketing da Nuvem Shop. Ele é fã de videogames e adora projetos de educação. No dia-a-dia, procura focar na aquisição de clientes através de diversos canais, mostrando a filosofia Nuvem Shop para o mundo.
Views113
Artigo  contéudo

No mundo do comercio eletrônico há muitas plataformas para receber pagamentos online de forma segura. Entre elas, o MercadoPago é uma das mais populares e eficazes, já que muitos sites de e-commerce oferecem esse meio de pagamento aos seus clientes.
Se você oferece o MercadoPago em sua loja, precisa saber que este serviço conta com ferramentas antifraude muito importantes. Mas se por acaso acontecer de o seu cliente ou alguém te prejudicar, há também algo parecido com um “seguro” que te protege: o Programa de Proteção ao Vendedor.

Embora a equipe do MercadoPago afirme que não se trata de um seguro no sentido mais tradicional da palavra, é um sistema através do qual são oferecidos reembolsos aos usuários. Também existe outro programa similar para os compradores, mas hoje nos focaremos neste destinado aos donos de e-commerce.

Em que consiste o Programa de Proteção ao Vendedor
Se você vende através do MercadoLivre ou ativou a plataforma do MercadoPago em sua loja virtual, é fundamental conhecer os benefícios do Programa de Proteção ao Vendedor.

Basicamente, ele te protege caso você receba um chargeback. Se você não entende muito bem este conceito, aproveite para ler o um artigo sobre o tema. Em linhas gerais, trata-se do não reconhecimento de uma compra pelo titular do cartão de crédito. Isso pode acontecer por duas razões principais:
· Alguém usou o cartão de crédito do titular sem autorização.
· O comprador declara que você não cumpriu com o combinado (porque o produto chegou quebrado ou não tem as condições ofertadas, por exemplo).

Uma vez recebido o chargeback, e se você cumprir com os requisitos estabelecidos pelo Programa, o MercadoPago entrará em contato para comprovar que não houve nenhum problema de sua parte e evitar que o dinheiro da transação seja perdido. A seguir, informamos quais são as condições necessárias para contar com essa cobertura.

Requisitos do Programa de Proteção ao Vendedor
Agora, o mais importante: como ter acesso a esse Programa? Bem, há uma série de coisas que você precisa ter em mente para se preparar caso receba um chargeback através do MercadoPago. A principal está diretamente relacionada ao modo como você enviou o produto.

Envio via Correios ou transportadora
Se você enviou o seu produto usando os Correios ou uma transportadora, vai precisar de:
· O código de rastreamento informado pelo serviço;
· O comprovante físico do serviço no qual conste o endereço do comprador e a data de envio.

Envio por encomenda a terminais de transporte
Contratou um serviço que entrega em terminais? Então você precisa guardar um comprovante que informe:
· O terminal para o qual se realizou o envio;
· A data de envio;
· Nome e documento da pessoa que recebeu a mercadoria

Envio pessoal (por um meio próprio)
Se você ficou a cargo do envio, considere que ao acionar o Programa será pedido um comprovante de entrega com:
· O número de operação da sua loja virtual com o título do produto;
· A data de entrega;
· Nome, documento e assinatura da pessoa que o recebeu.

Em todos os casos, é recomendado que você:
· Confirme a identidade da pessoa que recebeu o produto;
· Guarde toda a documentação dos envios (ao menos durante alguns meses);
· Contrate serviços confiáveis para as entregas.

Ainda assim, sugiro a leitura dos Termos e Condições do Programa para conhecer em detalhes o funcionamento dessa ferramenta.

Por: José Abuchaem

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25