O que o consumidor sênior espera do e-commerce?

em set 01, 2016:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
Views77

Por: Marcelo Sinelli

Cada vez mais conectado, o público sênior entrou definitivamente no mundo virtual. Seja por meio do smartphone, tablet ou computador, os idosos já se sentem seguros e aptos para aproveitar toda conveniência da internet, indo muito além das interações com familiares e amigos pelas redes sociais – agora eles compram!

Segundo uma pesquisa da SeniorLab, empresa de Inteligência em Mercado especializada no público que tem mais de 60 anos, que pontuou os hábitos de consumo da terceira idade, quase metade dos entrevistados faz compras pela internet. Essa porcentagem equivaleria a mais de 12 milhões de pessoas, que movimentaram em 2015 mais de R$634 bilhões em suas contas bancárias.

Mas como se comporta esse consumidor na internet? E o que o e-commerce deve oferecer como diferenciação para se tornar competitivo diante de um dos targets que mais crescem no mercado online? Antes de tudo, o site deve ser totalmente intuitivo e amigável, com uma navegação simples, com poucos cliques para obter o que se quer. O ideal é usar muitas imagens e vídeos explicativos. Esse consumidor ainda é muito “analógico”, ou seja, é do tipo que gosta de pegar no produto, senti-lo e experimentá-lo. Como isso não é possível na internet, ofereça a  experiência mais próxima possível.

Outro ponto importante é o suporte on line e off line. Isso tem ligação com o item anterior. Talvez ele comece usando o suporte off line, via telefone, e com o tempo, sentindo-se mais seguro, comece a usar e-mails ou chats. Esse consumidor é um migrante digital, e muitas vezes pode sentir-se intimidado.

Um erro comum é acreditar que este público só consome produtos de saúde. O pessoal da terceira idade tem muito tempo livre, algum dinheiro para
gastar e, principalmente, vive mais e melhor. Abre-se aí uma infinidade de possibilidades.  Que tal oferecer produtos e serviços relacionados a turismo, prática de esporte e relacionamentos? Muitas pessoas querem recomeçar suas vidas nessa etapa.

O aspecto social também é fundamental. Muitos idosos vivem sozinhos ou apenas com seus pares. Filhos e netos, geralmente, moram longe ou, mesmo morando perto, têm suas vidas para cuidar.  Oferecer interação social, criando comunidades ou canais de comunicação com os familiares, é uma forma de conquistar este público.

Mas nenhuma ação será eficiente se a loja virtual não for fácil de ser encontrada. Esse consumidor não tem a prática de fazer buscas e pesquisas. Tendo
dificuldade para achar o que quer, ele pode desistir ou, até mesmo,  comprar da primeira opção que encontrar. O site precisa estar bem  posicionado nos sites de busca. Uma dica é trabalhar com remarketing e links patrocinados para garantir visibilidade.

Confiança e comodidade são as palavras-chave para fazer com que esse consumidor compre e volte a comprar. Agora pare e analise sua loja a partir dos critérios pontuados acima. Essa é a melhor forma de fazer melhorias e aprimorar cada vez mais seu negócio.

Fonte: E-commerce Brasil

 

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25