O universo omni-channel e seu e-commerce

em dez 18, 2015:por

Felipe Martins

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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O universo omni-channel e seu e-commerce

Na maioria das discussões relacionadas ao e-commerce, encontramos informações sobre a realidade omni-channel e a necessidade de adaptação dos empreendimentos virtuais. Mas, toda esta nova realidade já faz parte do seu dia-a-dia?

Você já se acostumou com este termo e sabe exatamente o que ele significa para o seu negócio? Sabe como aplicá-lo em sua realidade? Hoje, falaremos a respeito do omni-channel.

Há alguns anos, falava-se muito da concorrência entre loja física e loja virtual. A luta era travada, e muitos acreditaram que o varejo tradicional seria extinto pela influência do sucesso das negociações feitas via internet. Não aconteceu. Aliás, o contrário, também não. Negócios físicos e virtuais passaram a conviver, disputando clientes sim, mas não excluindo a preferência do consumidor por um ou outro.

Em seguida, surgiu a oportunidade de vender através das mídias sociais. Depois, chegaram os marketplaces. E agora, todos falam de mobile! Descobriu-se, então, que lutar contra outros potenciais canais de compra é, na verdade, um erro; e que, unidos, todos estes meios podem render muito mais satisfação ao consumidor e retornos positivos para o próprio empreendimento.

Ao alcançar esse entendimento, o omni-channel passou a ser incentivado e apresentado no mercado virtual como uma solução eficaz na fidelização do cliente, que já não precisa ir, necessariamente, à loja física comprar; mas pode retirar lá, se quiser; após comprar em casa pelo computador, no ônibus pelo celular ou mesmo pelas mídias sociais, enquanto espera a chuva passar.

O grande resultado do omni-channel, no entanto, está em conhecer o consumidor virtual e suas preferências. Afinal, ele gosta de comprar como? Como prefere pagar? Meu cliente faz compras pelo celular? Minha loja física faz parte do seu caminho? Ou seja, pensar a partir da ótica do consumidor é que garantirá seu sucesso.

Por isso, entenda a realidade e a preferência de seu público-alvo, e integre seus canais de venda para bem atendê-lo. Boas vendas!

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