Olimpíada deu fôlego ao varejo carioca, de acordo com relatório da Cielo

em set 27, 2016:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.

A realização dos Jogos Olímpicos em agosto deu fôlego ao varejo no Rio de Janeiro. O estado e, particularmente, a capital fluminense tiveram crescimento acima da média do restante do país e puxaram o ICVA do mês para cima, diz o Índice Cielo do Varejo Ampliado de Agosto.

Os setores de Recreação e Lazer, Aluguel de Veículos e Alimentação em Bares e Restaurantes apresentaram crescimentos notáveis na comparação com o mesmo mês do ano passado. O impacto no varejo brasileiro como um todo, entretanto, foi modesto, dado que o fenômeno foi limitado à cidade do Rio e a alguns setores ligados ao turismo e lazer.

Ainda segundo a pesquisa, o setor de Supermercados e Hipermercados e o de Postos de Combustível desaceleraram, já o setor de Drogarias e Farmácias, como de costume, puxou a média do índice para cima, mas também desacelerou de julho para agosto. O grupo de setores de Serviços, embora, em sua maioria, com comportamento negativo, ficou acima da média do varejo em agosto e apresentou desempenho bastante heterogêneo.

O conjunto de setores de bens duráveis e semiduráveis continua a se comportar negativamente. Vestuário, que havia registrado recuperação em maio e junho, voltou a desacelerar, bem como Materiais para Construção. No mês de agosto, houve sinal de melhora no setor de Móveis, Eletroeletrônicos e Lojas de Departamento.

ICVA - Cielo

Sudeste e sul registram alta, sem considerar o desconto da inflação

Em agosto, todas as regiões brasileiras registraram queda no varejo, medida pelo ICVA deflacionado. As regiões Norte e Nordeste apresentaram, respectivamente, retração de 9,7% e 6,8%. O varejo ampliado no Centro-Oeste caiu 6,3% no período, seguido pelas regiões Sudeste e Sul, com baixas de 6,1% e 5,0% respectivamente.

Pelo ICVA nominal, que não considera o desconto da inflação, a região Sul registrou alta de 4,7% e o Sudeste cresceu 4,1% em comparação com agosto de 2015. Já as regiões Centro-Oeste e Nordeste apontaram, ambas, alta de 2,5% na mesma base de comparação. Ainda pelo mesmo conceito, a região Norte computou crescimento nulo no mês.

Fonte: Cielo

veja também:

Como obter um diferencial e recompensar os clientes do seu e-commerce

Por: Alejandro Vásquez, cofundador da Nuvem Shop e diretor de CONTINUAR LENDO…

artigo-conteudo3

Geração “Y” de consumidores demanda muita atenção de varejistas

Por: Juan Pablo Uma estratégia móvel robusta nos dias atuais CONTINUAR LENDO…

Consumidores multicanal: a nova tendência do varejo

Por: Pedro Ivo Martins O consumidor mudou, online e offline CONTINUAR LENDO…

artigo-conteudo

5 métricas fáceis de analisar que ajudam a crescer uma fan page

Por: Camila Porto As principais dificuldades apresentadas pelos empreendedores e CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário