OLX e BomNegócio firmam parceria para amadurecer mercado de classificados

em nov 17, 2014:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
olx-e-bomnegocio

A empresa sul-africana de mídia Naspers, controladora do site OLX, vai unir forças com a norueguesa Schibsted, dona do rival BomNegócio.com, como parte de acordo mais amplo que tem como foco o negócio de classificados online no Brasil, Indonésia, Tailândia e Bangladesh.

Nos termos do acordo, que também envolve a Singapore Press Holdings e a norueguesa Telenor ASA, serão estabelecidas uma série de joint ventures entre as partes para atuação no segmento, conforme disseram as quatro empresas em um comunicado no final da quinta-feira, sem revelar valores.

Tanto no Brasil quanto em Bangladesh, a Naspers vai dividir as joint ventures com a SNT, uma companhia controlada em conjunto pela Schibsted e pela Telenor ASA.

Questionado sobre a estrutura do negócio no Brasil após o acordo, o bomnegócio.com disse à Reuters que vai unir atividades com a OLX em um único site, sem dar mais detalhes. A OLX não comentou o assunto.

Ambos os sites vêm investindo fortemente em marketing em horário nobre na TV, buscando expandir sua presença no crescente mercado de classificados online no país, que tem o Mercado Livre como forte competidor, em um momento em que o e-commerce segue mostrando fôlego para crescer mesmo diante da desaceleração da economia.

A empresa de pesquisas E-bit estima que o faturamento do comércio eletrônico brasileiro terá avanço nominal de 21 por cento em 2014, a 35 bilhões de reais.

Segundo o analista Per Gunnar Nordah, da Arctic Securities em Oslo, o acordo deve representar uma importante mudança na dinâmica do setor.

“No longo prazo, é muito importante que dois grandes concorrentes no Brasil estejam unindo forças, travando o mercado de uma forma que dificulta a entrada de novos operadores”, disse Nordah.

A transação, que é sujeita à aprovação das autoridades de regulação na União Europeia, deve ser fechada no início de 2015, disseram as companhias.

NASPERS E OLX

O acordo marca nova tacada da Naspers em negócios online em mercados com rápido crescimento. A estratégia transformou a companhia de uma editora da época do apartheid em uma gigante da Internet. Avaliada em mais de 50 bilhões de dólares, a Naspers é a companhia mais valiosa da África.

A Naspers, que possui no Brasil uma participação de 30 por cento no grupo de comunicação Abril S.A. e o controle do site de comparação de preços Buscapé, comprou inicialmente 67,8 da argentina OLX em 2010, tendo elevado posteriormente sua participação para 95 por cento.

Como a Naspers, a norueguesa Schibsted passou de um negócio tradicional de jornal a uma empresa de classificados online. Com operações em dezenas de países, a Schibsted atualmente deve ao negócio online dois terços do seu lucro. No país, seu site bomnegócio.com iniciou as operações em 2011.

POR REUTERS

veja também:

adwords

Como melhorar as vendas com o Google AdWords para e-commerce?

Por: Wallace Castro Você quer vender mais, economizar tempo e fazer CONTINUAR LENDO…

red bull

Marketing de Conteúdo te dá asas

Por: Renann Mendes Nunca fui muito fã de dar aulas, CONTINUAR LENDO…

shopping

Google Shopping: aprenda como usá-lo a seu favor

Por: Raquel Lisboa – Nuvem Shop É cada vez mais CONTINUAR LENDO…

email

Por que o marketplace é o assunto do momento no e-commerce?

O ano de 2017 está sendo marcado pela consolidação do CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário

 
JUL 25