Os 3 Estágios de Interação em E-mail marketings

em mar 19, 2014:por

Samuel Muller

Publicitário com especialização em Design Digital pelo Istituto Europeo di Design - IED. Possui experiência de 7 anos na área de criação em agências digitais onde desenvolveu trabalhos para clientes como, Fnac, Schutz, Staples, Viajanet, Mash, Scala, Aramis Menswear entre outros.
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EMAIL-TOUCHING

Os profissionais que trabalham no mercado de varejo on-line já sabem da importância de ter campanhas de e-mail marketing bem pensadas e adequadas ao público. Entre os clichês que existem nesse meio está o famoso; é mais barato reter um cliente do que conquistar um novo. Uma das ferramentas mais eficientes para atingir esse objetivo é justamente o e-mail marketing.

Existem alguns estudos que tentam entender o comportamento do consumidor quando este interage com um e-mail marketing. Hoje irei falar de um desses estudos, que foi divulgado pela Exact Target, uma das principais ferramentas de disparos de e-mail marketing do mercado.

Tenha sempre em mente que o e-mail marketing é considerado uma porta de entrada, não o destino final dos usuários. Através dele o consumidor será levado para dentro do seu e-commerce e poderá finalizar a compra, gerando assim a desejada conversão. No entanto para chegar nesse ponto é necessário passar por 3 estágios anteriores. É justamente sobre esses 3 pontos de interação que seus clientes passam que irei abordar nesse post.

Estágio 1: Conteúdo Envelope

Mesmo antes de abrir seu e-mail o consumidor já interage com sua mensagem. Você deve estar se perguntando; mas como isso?  O nome do remetente, assunto e em alguns casos trechos do conteúdo, já fornecem algumas informações ao usuário antes mesmo dele clicar para abrir, ou seja, seu consumidor interage com suas campanhas mesmo sem clicar.

Nome do remetente – é o texto que diz quem enviou o e-mail. O nome do remetente tem grande impacto sobre se seus e-mails serão abertos, excluídos, ou relatados como spam, por isso, o seu de nome deve ser imediatamente reconhecível pelos assinantes.

Assunto – deixa claro para o usuário do que o e-mail trata. Eles devem ser de 20-40 caracteres idealmente, mas testes são altamente recomendados.

Trechos do conteúdo - aparece logo após ou abaixo da linha de assunto em vários servidores de e-mail. É geralmente composto pelo texto do pré-header, que é um texto HTML que vem antes do cabeçalho do e-mail. Este texto deve estender ou reforçar a linha de assunto, dando aos assinantes mais informações sobre o conteúdo do e-mail.

Estágio 2: estrutura do e-mail

De maneira geral, um e-mail contém o seguinte estrutura;

1. Pré-header, que é o texto HTML que atua como uma segunda linha de assunto

2. Um header, que inclui a marca da loja

3. Menu, que inclui links para os principais categorias de produtos

4. Banner principal, que contém a mensagem/produto principal do seu e-mail

5. Galeria de produtos. Que consiste em linhas de produtos que podem ser dispostos em 4,3,2 por linha, dependendo do design.

6. Uma barra de mídia social, com links para suas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais

7. Um rodapé, que inclui um link de cancelamento da assinatura e outros links e informações legais

 Estágio 3: Página de destino

As páginas de destino são para onde o usuário vai ao clicar em algum ponto do e-mail. Lembra que falei no inicio do post que o e-mail é uma porta de entrada? Então, nesse estágio é quando o objetivo do e-mail foi alcançado, o e-mail convenceu o usuário a clicar em algum ponto e ele foi direcionado para dentro do seu e-commerce. Deve haver uma forte ligação entre o conteúdo do e-mail e da página de destino para tranquilizar os assinantes que eles chegaram ao lugar certo. Por exemplo, se o usuário clicou em um banner de tvs 3D o destino deve ser uma landing page com todas as tvs 3D que existem no seu e-commerce. Qualquer coisa fora disso o usuário não aceitará.

Leve isso em consideração quando for pensar em sua próxima campanha de e-mail. E para saber mais sobre recursos como esses venha bater um papo com a gente aqui na Next Target. Será um prazer recebê-lo aqui para um bate papo.

Fonte: Email Design Basics, Coding, & Data Strategy: The Email Design Toolkit – www.exacttarget.com

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