Os desafios do E-commerce: Gabriel Lima em entrevista para a Folha de S. Paulo

em mai 21, 2013:por

Anna Wagner

Cursa Publicidade e Propaganda na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Atua desde 2012 na área de marketing, trabalhando com Startups na área de e-commerce e e-service. Atualmente é responsável pelo marketing na eNext Consultoria em E-commerce.
Ecommerce

Em entrevista para a Folha de S. Paulo, Gabriel Lima, diretor da consultoria de comércio eletrônico eNext, estima que 50% das lojas virtuais do Brasil estão no prejuízo. Ele atribui isso ao excesso de competição atual e também à falta de foco:

“Existem muitas empresas que abrangem vários setores, com uma gama grande de produtos. Algumas até possuem faturamentos enormes, mas as despesas também são inúmeras. Elas têm muitos custos, que crescem na mesma escala que as vendas aumentam”.

 

A Enjoei, uma loja virtual de roupas e presentes usados, levou três anos para atingir o ponto de equilíbrio, sem investimentos.

O E-commerce teve a ajuda da eNext, que no inicio de 2012 foi contratada para planejar os próximos passos de um blog que queria se transformar em e-commerce. A eNext auxiliou a Enjoei em toda estruturação financeira e na captação de recursos para torná-lo a principal referência de C2C commerce segmentado do mercado brasileiro

Tiê Lima, 33, um dos cofundadores, afirma que no meio do ano passado, foi decidido usar o C2C (de cliente para cliente, em inglês), ou seja, a empresa passou a atuar como uma intermediária nas vendas entre os internautas.

A Enjoei obtém suas receitas cobrando 20% do valor das vendas e mais uma taxa fixa de R$ 2,15. Segundo Lima, em dezembro do ano passado a empresa começou a ter lucro operacional (quando existe diferença positiva na subtração do lucro bruto e das despesas operacionais).”Isso foi atingido porque criamos uma marca ao longo dos anos e sempre planejamos os custos. Além disso, escolhemos um mercado de nicho, que é mais fácil de lidar se for bem atendido”, afirma.

Leia  a matéria completa aqui. 

veja também:

m-commerce

Como o e-commerce deve se preparar para vender via dispositivos móveis

*Por Leandro Ginane Uma pesquisa da Return Path aponta que CONTINUAR LENDO…

ecommerce-tag-page

Satisfação no e-commerce está ligada à entrega do produto

As empresas que vendem produtos na internet precisam estar atentas CONTINUAR LENDO…

relc3b3gio

Como a sensação de urgência pode ajudar o seu E-commerce?

Os sites de E-commerce podem utilizar a sensação de urgência CONTINUAR LENDO…

calendario

Como manter os preços competitivos durante as datas sazonais

Por Roberto Assef* Datas comemorativas  são extremamente importantes para as CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário

 
JUL 25