Os erros mais comuns das empresas na Black Friday

em nov 17, 2016:por

Redação Next Ecommerce

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Black Friday é dia de vender muito e garantir altos lucros, certo? Nem sempre. Muitos empreendedores criam promoções para a data sem se planejar e acabam perdendo dinheiro, e pior – perdendo clientes.

Importada dos Estados Unidos, a data tem ganhado importância no comércio brasileiro, especialmente no e-commerce. Com isso, cada vez mais lojas querem participar.

Segundo Leandro Soares, diretor de marketplace do Mercado Livre, há empresas que conseguem vender 30 dias de faturamento em um. Há cinco anos no Brasil, a Black Friday acontece na próxima sexta-feira (25/11).

Porém, para aproveitar de verdade este momento em que os clientes estão mais dispostos a comprar, é necessário fazer as contas e definir estratégias claras.

“É uma data relativamente nova no Brasil e, se o empreendedor não souber lidar, pode se prejudicar”, avisa Enio Klein, especialista em vendas e professor da Business School São Paulo (BSP).

Veja algumas dicas para que o seu negócio não caia em armadilhas no grande dia.

1 – Planeje-se
Antes de mais nada, é preciso fazer um planejamento mais estruturado, afirma Soares. Ou seja, nada de definir suas promoções em cima da hora.

“Quando o empreendedor se planeja, ele pode negociar uma compra maior com o fornecedor a um preço mais interessante. Assim, pode dar descontos reais para o consumidor final”, explica.

2 – Defina bem suas promoções
Para o especialista em vendas Enio Klein, é importante que a empresa saiba definir bem suas promoções.

“Um erro comum do pequeno negócio é fazer a promoção no ‘vamo que vamo’. Ele não pode fazer isso. Deve dar descontos em algo que esteja encalhado no estoque, por exemplo. Ou ainda, colocar aquele produto muito bom, mas sem baixar o valor pela metade”, afirma.

Segundo o especialista, ao baixar demais o preço do seu carro chefe de vendas, o empreendedor corre o risco de desvalorizar seu produto e enviar ao cliente a mensagem de que, antes, ele estava vendendo caro demais.

“Se o produto custa 10, pode colocar na Black Friday por 8, mas não por 5. Isso desvaloriza o produto, o cliente fica desconfiado”, analisa.

3 – NUNCA aumente seus preços para baixar depois
Já é conhecida a prática de algumas empresas de aumentar o preço de um produto dias antes da Black Friday para depois baixá-lo no dia e divulgar um “mega desconto”. Pois saiba que os consumidores estão espertos e que essa prática pega muito mal.

“É necessário fazer descontos reais. Principalmente no mundo online, a comparação é muito fácil hoje em dia. Dar um desconto falso é ruim pra todo mundo”, afirma Soares, do Mercado Livre.

4 – Pense na divulgação
A Black Friday é uma data em que o consumidor é bombardeado por promoções de todo tipo de loja, das grandes redes ao pequeno comércio. Sendo assim, é importante divulgar as suas promoções, caso contrário, você corre o risco de simplesmente não ser visto.

“Essa é uma data bastante concorrida em termos de divulgação. Uma das sugestões é participar de um marketplace, indica Soares.

Para quem está na internet, anúncios no Google e redes sociais, além de e-mails promocionais, são uma boa saída.

5 – Faça as contas
Entretanto, se divulgar é importante, contabilizar os custos disso é mais ainda. É necessário que o empreendedor fique atento para não perder dinheiro.

“O empreendedor vai ter que investir um pouco mais em divulgação. E por isso precisa ver se vale a pena, por que às vezes e o resultado acaba não sendo tão bom. Empreendedores que não se planejam às vezes gastam 40% a mais para vender um produto com 30% de desconto. Isso não é saudável para o negócio”, afirma Klein, da BSP.

6 – Fique de olho nos preços

Definir o preço pelo qual seu produto será vendido é fundamental. E também é importante pensar nisso durante o dia de promoção.

“Tem que ficar de olho no concorrente, porque ele pode colocar o mesmo produto com o preço mais embaixo. E aí você precisa decidir o que fazer”, avisa Soares.

Lembrando, porém, que não vale a pena vender sem margem de lucro. “Tem empresa que acaba dando um desconto que não deveria e perde margem. No Brasil, a Black Friday muitas vezes se torna um dia de desconto maluco, e tem muito empresário que entra pelo cano”, alerta Enio Klein.

7 – Não se esqueça da logística

Tão importante quanto vender é conseguir entregar o prometido para o seu cliente. Afinal, quem vai voltar a comprar numa loja que não entrega suas vendas?

Para a Black Friday, é importante que o empreendedor planeje seu estoque e pense como vai fazer a entrega dos produtos de forma adequada, mesmo com um volume maior de vendas.

“Alguns vendedores já deixam o produto até empacotado, pois já têm a experiência de que é algo que sai bastante. Outra coisa importante é estar preparado para entregar no prazo. Se você acha que vai demorar mais, já coloca isso na promessa de entrega. Fale para o cliente exatamente o que você tem capacidade de fazer”, aconselha Soares.

8 – Pergunte-se: realmente vale a pena?

Para que a Black Friday seja uma boa data para o seu negócio, é necessário que as vendas geradas tragam ganhos reais para a empresa e compensem o valor gasto com divulgação e reforço na logística, por exemplo. Além, é claro de não comprometer negativamente sua relação com o cliente.

Portanto, o pequeno empreendedor deve colocar tudo na ponta do lápis e se questionar se realmente vale a pena.

“Tenho muita dúvida se é uma data saudável para o pequeno negócio. Neste dia ele vai concorrer com os grandes, que têm outras condições para dar descontos. É importante pensar no lucro que será obtido e na relação com o cliente. A Black Friday é uma data relativamente nova aqui e, se o empreendedor não souber lidar, pode se prejudicar”, alerta Enio Klein.

Fonte: EXAME

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