Padrões e Tendências dos Ecommerces de Moda Brasileiros

em mai 03, 2011:por

Felipe Coelho

Co-Founder da Über Digital e Designer pela ESPM. É responsável pelo planejamento de marketing dos clientes e gestão de projetos para e-commerce.
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Desde 2007 existe uma tendência cada vez maior para compra de Roupas e Acessórios pela web no Brasil, e o público feminino é o principal responsável pela compra na categoria de vestuários, com 57% da participação (vide tabela abaixo).

Fonte: e-bit

 

Além disso, a participação das compras realizadas por mulheres na rede tem crescido. De acordo com a pesquisa do e-bit, 49% dos e-consumidores são mulheres, sendo que em 2005 este público representava apenas 42% das vendas do comércio eletrônico.

Outro ponto de destaque é o perfil de compra dos produtos do segmento de Vestuário, que apesar de dominado por Sapatos e Tênis (52% da preferência), Camisetas (35%), Roupas Íntimas (29%), Roupas Esportivas (27%), Acessórios (27%) e Camisas (24%) também vem ganhando representatividade.

Pensando nisso, montamos uma análise para avaliar a homepage de alguns dos principais ecommerces de moda no Brasil sob alguns critérios específicos, assim:

 

OQVESTIR.COM.BR

O site Oqvestir tem como objetivo vender conceito e seu layout é mais diferenciado das outras lojas. Seus banners são sobre as coleções da loja e temas do momento, e para passar ainda mais credibilidade a loja possui um blog que trás dicas, notícias e fala sobre as tendências do mundo da moda.

Outro ponto positivo é que sem perder a usabilidade, o site distribuí bem suas categorias e a busca no topo da página. Na coluna esquerda, há uma divisão por ocasião, estilo ou tipo físico o que não é comum nas outras lojas e pode auxiliar o cliente a encontrar mais rápido o produto desejado. Ainda na coluna esquerda existe links com dicas e tirando dúvidas sobre moda.

 

 

 

HERINGWEBSTORE.COM.BR

A Loja virtual da Hering optou por um layout mais clean, porém é mal resolvido e com pouca usabilidade.

Começando pelo cabeçalho, há uma perda de espaço no topo da página que poderia ser aproveitada com informações mais úteis para o usuário, como por exemplo informações sobre carrinho, sobre a conta e o mais importante telefone ou link de chat on-line para atendimento.

Um ponto essencial da loja que também não está bem definido é a busca que não é evidente e poderia ter um destaque maior, dando mais opções para o usuário encontrar o produto desejado.

Em seu banner principal ocupando a largura inteira do site, a loja disponibiliza informações sobre suas coleções e campanhas, familiarizando o usuário com a comunicação da loja. O site possui duas colunas com espaços em branco que poderiam ser aproveitados com banners ou informações para o usuário.

Em sua vitrine há também falta de informações que podem ser decisivos na escolha do usuário, como uma descrição mais detalhada do nome do produto, parcelamento e até variação de cor do produto, o que temos atualmente é apenas o tipo do produto e a foto.

Informações básicas como formas de pagamento, telefones, selos de segurança e qualidade não estão evidenciados, que pode trazer dúvidas ao usuário ao realizar a compra.

 

LOJASRENNER.COM.BR

A Loja Virtual Renner também optou por um layout mais clean, com informações claras e objetivas e dando mais visibilidade para o produto. E no geral, a loja possui um usabilidade excelente, trazendo diversas opções para o usuário.

No cabeçalho, temos todas informações necessárias para o usuário navegar no site, busca, carrinho, login, central de atendimento e as categorias.

O banner principal ocupando a largura inteira no site, além de trazer informações sobre produtos e campanhas, também deixa claro a opção de frete grátis, parcelamento e descontos.

Com o layout de duas colunas, temos uma boa divisão de informações. Na coluna da esquerda, há um filtro detalhado com opções de gênero, tipo, estilo e ocasião. Abaixo dos filtros há diversos banners com informações da loja, campanhas e promoções.

Na vitrine, que pode ser filtrada por novidades e ofertas exclusivas, os produtos estão distribuídos em quatro por linha e o usuário tem a sua disposição informações diretas, como nome do produto, marca, preço a vista e parcelado, cor do produto e um link com produtos similares, assim o usuário tem todas opções para finalizar o pedido ou encontrar seu o produto em poucos cliques. Há também, uma vitrine carrossel disponibilizando mais opções de compra para o usuário. Além das opções de busca no topo e na lateral o site possui uma área com as palavras mais procuradas do site.

Outro ponto de destque é o blog “ESTILO RENNER” com tendências, dicas e curiosidades do mundo feminino, que ajuda na criação de conteúdo.

E para finalizar no rodapé há informações sobre selos, certificados, formas de pagamento, condições, mídias sociais e serviços.

 

MARISA.COM.BR

A loja é focada no público feminino e possui um layout objetivo que traduz sua personalidade.

No geral, a loja virtual da Marisa possui boas condições de usabilidade e layout. A loja possui um cabeçalho com todas as informações necessárias e busca, e vale apenas destacar o item de indique suas medidas que é uma maneira de interagir e ajudar o usuário a encontrar o produto.

Com um layout de três colunas, temos na coluna da esquerda um menu com filtro sobre gênero, idade e tipo. Na coluna central, temos o banner trazendo informações sobre as campanhas e ofertas, e também deixa claro as opções de frete e formas de pagamento.

Sua vitrine, dividida por Lançamento e Mais Vendidos, os produtos são distribuídos em três por linha trazendo apenas a foto, nome e preço, e que poderia ser melhor aproveitada trazendo opções de parcelamento e variações de cores. Ainda na coluna central há um filtro com as buscas mais realizadas no site. Na coluna direita, há uma área como os serviços para montar seu look, indique suas medidas e cadastro para receber novidades e promoções através do email, também é destacado as mídias sociais como twitter e facebook e mais abaixo contem os banners com promoções e ofertas.

Na parte inferior da loja, todos os parceiros e as principais marcas do site são destacadas, o que dá credibilidade e confiaça. E no rodapé, temos links institucionais, meios de contato, serviços, formas de pagamento, selos e certificados.

Sentimos falta de um blog falando sobre moda e tendências, o que faria sentido dado o perfil de público almejado pela Marisa.

 

NETLET.COM.BR

Seguindo a tendência das lojas atuais, a Netlet também optou por um layout clean, e semelhante a loja da oqvestir.com.br, a loja tem sua homepage diferenciada, deixando a visualização dos produto para um segundo click.

O objetivo da Netlet é moda acessível, baseada no conceito de outlet virtual, desta forma a loja busca atender o tanto o público masculino quanto feminino de todas as idades, e destaca isso em sua homepage. Com a maior parte do site preenchida com banners o usuário tem a opção se localizar fácil, tanto no cabeçalho que é dividido por gênero ou marcas, ou nos banners que possuem divisões de tipo, gênero ou marca. Todavia notamos falta de destaque para a área de busca que poderia ser melhor explorada.

Há também uma seleção especial que possui uma vitrine carrossel que traz alguns produtos em destaque. Na parte inferior há uma lista com todas as marcas de produtos que podem ser encontrados no site, dando assim mais uma opção do usuário localizar o produto desejado.

Outro ponto positivo é o blog da Netlet também com tendências, dicas e curiosidades.

Finalmente, no rodapé há links com páginas institucionais, parceiros, mídias sociais, formas de pagamento e certificados de segurança.

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2 Comentários :

  1. Renata Fontes disse:

    Adorei seu post e seu blog! Você deve ter tido muito trabalho ocm sua criação. Mas olhe seu resultado é muito positivo. Quem disse que homens não se ligam na moda? Meu maridão me presenteou em meu último aniversário com uma bolsa e uns sapatos divinos.

  2. Sandro disse:

    Ótimo painel dos ecommerces de moda com dados e números oferecendo tendências e análise de cada uma delas.

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