Peculiaridades da operação nos ecommerces de farmácia e cosméticos

em ago 28, 2015:por

Leandro Baptista

COO do Axado, empresa catarinense de tecnologia com foco em logística de transportes, e formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Views16
farmacia-ecommerce

O segmento de farmácia e cosméticos, de acordo com o 32º relatório WebShoppers, representa 11% de todas as vendas do e-commerce, caso essa participação se mantenha assim e as expectativas de faturamento também, o valor em vendas ultrapassará a casa dos 5 bilhões de reais. Contudo, as peculiaridades necessárias para uma operação nesse segmento são muitas.

Como estamos sempre de olho nas principais tendências do varejo online, notamos que nos próximos anos veremos uma migração intensa de operações virtuais para operações omnichannel. Com isso, e com os inúmeros avanços tecnológicos que se apresentam todos os dias, surgem novos desafios para os e-commerces de farmácia e cosméticos.

Para ajudar os profissionais dessa área, listamos abaixo três pontos que devem ser observados com cuidado para atender da melhor forma o exigente e-consumidor:

1. Características da compra e venda

Esse setor possui algumas peculiaridades que influenciam as decisões do mercado. Os remédios e cosméticos são produtos geralmente pequenos, leves e, na grande parte das vezes, têm alto retorno financeiro. Além disso, costumam apresentar um baixo custo de frete e demandam reposição constante.

É necessário estudar a fundo o perfil do consumidor desse segmento – em sua maioria ainda composto por idosos e mulheres – pois é crescente a presença do público que está cada vez mais preocupado com o corpo e alimentação. Portanto, um levantamento dos hábitos desses consumidores é essencial antes de começar sua atuação no e-commerce.

2. Regulamentação do e-commerce no setor farmacêutico

Estamos falando de vendas de cosméticos e medicamentos, ou seja, produtos diferentes que precisam de cuidados diferentes na venda. A Anvisa criou uma série de leis e regulamentações para comercialização de medicamentos por e-commerce. Foi regulamentada a venda de forma remota (internet, telefone e fax), porém é preciso ficar atento, pois somente as lojas que também possuem uma unidade física podem comercializar produtos relacionados à saúde na internet.

3. Tecnologias para aprimorar as operações de entrega

Destaco aqui que a responsabilidade da entrega dos produtos é da farmácia e não da transportadora, portanto uma seleção criteriosa é importante. O cálculo de frete é um dos fatores mais importantes e determinantes para os e-commerces. Os serviços gratuitos disponíveis no mercado não garantem precisão do cálculo de frete, ou seja, caso algum preço ou prazo seja apresentado de forma incorreta, o dono do e-commerce terá prejuízo. O mais indicado é a contratação de plataformas de gestão de fretes, que realizam de forma precisa o cálculo de frete das transportadoras já contratadas pelas lojas online.

Enfim, existem grandes oportunidades nesse setor, porém ainda é preciso ampliar o acesso a algumas informações fundamentais sobre as especificidades logísticas, mercadológicas e legislativas do segmento. Seus cuidados são determinantes para expandir os negócios, aumentar investimentos e ampliar a rentabilidade da rede. Se bem feito e estudado, grandes resultados virão.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25