Personalize a experiência de seus clientes através de uma busca inteligente

em jul 10, 2012:por

Andre Cassita

Gerente de Projetos na eNext, especificamente com projetos da SLI-System. Cursou Ciência da Computação na FMU e Engenharia na FAAP. Trabalhou anteriormente como gestor de um e-commerce do ramo alimentício.
Views51
ecommerce-carrinho-20110620134210

A popularização de sites de busca, especialmente o Google, alterou a forma como navegamos e procuramos temas e produtos de interesse na internet e também nos sites e e-commerce. Dessa forma ganhou importância as ferramentas de buscas em que o cliente descreve o que lhe interessa.

Estudos mostram que 73% dos consumidores abandonam um site em 2 minutos quando não encontram o que procuram, reforçando a necessidade de oferecer ferramentas eficientes na oferta de produtos. Dentre estas destacam-se as ferramentas de busca que chegam a produzir resultados relevantes em 95% das vezes, como é o caso da SLI System.

A busca inteligente é um sistema que aprende conforme a navegação e comportamento de cada usuário e também utiliza informações de outros usuários com perfil semelhante para apresentar resultados cada vez mais assertivos. Suas páginas de resultados de busca podem ser personalizadas para manter a aparência do seu site.

A apresentação dos resultados da busca deve ir além de simplesmente listar produtos. O layout deve estar aderente ao restante do site e recomenda-se acrescentar  imagens, vídeos, preços, ratings de usuários e avaliações aos produtos. É possível também personalizar os banners do site de acordo com o termo buscado pelo usuário, conforme a imagem abaixo.

Compreender o desejo do cliente é essencial para entregar bons resultados e para uso existem features como o auto complete, que sugere termos de busca à medida que o usuário inicia a digitação. É possível também sugerir termos mais específicos para refinar ainda mais a busca, ou ainda apresentar sugestões de correção de ortográfica para os termos digitados.

Dentre as possibilidades de refinar a pesquisa destaca-se o uso dos mesmos filtros e categorias de navegação utilizados no site. Por exemplo, uma busca por “sapatos”, mostraria resultados de busca por “sapatos” e permitiria ao visitante refinar a sua busca por gênero, estilo, cor, marca, tamanho, etc.

O resultado de uma boa ferramenta de busca pode ser medido através do aumento da taxa de conversão e também do ticket médio. A eNext trabalha exclusivamente com a solução da SLI-System, para obter mais informações envie um e-mail para contato@enext.com.br

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25