Pesquisa mostra as 5 questões mais importantes para o consumidor de e-commerce no Brasil

em jun 02, 2017:por

Redação Next Ecommerce

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Proporcionar uma experiência consistente de monitoramento da entrega é o principal desejo dos consumidores, segundo dados de uma pesquisa da Total Express, realizada em parceria com a Wayra Consultoria. A pesquisa buscou entender o comportamento e as preferências dos consumidores em relação às entregas de e-commerces no Brasil e ouviu mais de 800 pessoas em todas as regiões do país.

“A iniciativa desse levantamento surgiu porque acreditamos que ele será mais uma importante ferramenta, não só em nossa busca pela excelência na entrega dos serviços oferecidos, mas para o mercado de maneira geral. Entendendo quais as principais necessidades do público, podemos aprimorar portfólio e tecnologias nessa direção e desenhar a estratégia da empresa para os próximos anos”, explica Bruno Tortorello, diretor geral da empresa.

Confira abaixo os principais desafios do setor:

1) Aviso de entrega
O cliente final (66,5%) considera essencial ser avisado sobre as etapas de entrega de seu pacote, principalmente, quando ele já saiu do centro de distribuição e houve alguma tentativa de entrega em sua casa. Para a grande maioria dos entrevistados, saber onde se encontra o produto é primordial para confiar no processo de recebimento.

2) Tempo de entrega
Apesar de parte da população (49%) estar satisfeita com as opções disponíveis hoje no mercado, que oferecem um intervalo de 2 a 7 dias para entrega, 51% do público ouvido gostaria de receber serviços mais sofisticados. Essa parcela preferia entregas no mesmo dia ou em até 2 dias úteis. 

3) O cliente pagaria mais por novos serviços de frete
Quando questionados se estariam dispostos a pagar mais pelas comodidades, 61% dos respondentes afirmaram que o fariam se pudessem ter recebimento imediato da encomenda e 52% disseram que poderiam pagar um valor a mais para a entrega programada.

4) Conhecimento da empresa transportadora
Um dos detalhes mais importantes da pesquisa é que 88% dos entrevistados gostariam de ser informados pelo site de e-commerce sobre qual transportadora é utilizada para fazer a entrega. 

5) Comprometimento, prazo e preço: fatores decisivos para a escolha
Nesse cenário, a partir das empresas informadas nos sites de compra, 62% do público levaria em consideração o cumprimento do que foi prometido em outras ocasiões, seguido pelo prazo prometido (59%) e preço de frente (42%) para a escolha na hora de fechar o pedido.

“A Total Express lançou nos últimos meses novos produtos já focados nessas necessidades, como o e-Total, voltado para PMEs, o Multiorigem, iniciando o processo de coleta em 17 novas origens e o Expresso, com entregas em até 2 dias para as principias capitais do país. Temos ainda novos produtos previstos para esse e o próximo ano, como novas interfaces de integração com consumidores e embarcadores (“APIs – Aplication Program interface”), disparos automáticos de status de encomendas via SMS, logística reversa e a expansão do Multiorigem para novas 20 praças. Estamos trabalhando para atender as demandas do mercado de e-commerce, com qualidade e eficiência”, comenta Eduardo Peixoto, diretor de Produtos e Qualidade.

Fonte: Ecommerce Brasil

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