Precificação de produtos: o que é e como simplificá-la

em ago 08, 2017:por

Redação Next Ecommerce

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A precificação de produtos é um processo extremamente importante na vida de lojistas e empresários que desejam obter lucros de seus negócios e crescer de maneira sustentável. Vital para a vitalidade financeira da sua empresa, consiste em fazer uma profunda avaliação para identificar qual é o preço que alia competitividade, atratividade e lucratividade para o seu negócio. Falhar nessa tarefa de precificação de produtos, ou tratá-la com descaso significa perder desempenho e dinheiro investido no negócio.
Nesse artigo especial, vamos ajudar você a entender o que é esse processo e como simplificar de maneira rápida e clara.

Por que é essencial precificação de produtos? 

Então, antes mesmo de explicar o que é precificação, precisamos te dizer o quão ela é importante para seu negócio. Uma vez entendendo sua vital importância, só assim você dará valor o suficiente para esse processo.
Processo? Sim, precificação não é simplesmente colocar seu preço multiplicado por dois em um guardanapo e esperar ter lucro no final do mês. Ela é um processo. Algo complexo de se trabalhar pois sempre deve estar sobre vigilância. Afinal, você tem concorrentes que fazem isso, o ato de gerir preços competitivos. Você também possui custos, comissões, impostos, taxas de cartão de crédito, débito, pagamentos que acontecem a vista, à prazo, que impactam diretamente sua estratégia de formação de preços.
Por que essa tal precificação é tão vital para meu negócio como um todo? De maneira simplificada, o preço é a representação financeira da proposta de valor do seu produto. Algo que engloba despesas, custos, margem de contribuição, concorrência, impostos, competitividade, etc. Ou seja, imagina se você somente pratica preços que acredita serem suficientes para ter um negócio lucrativo? Você estará atirando no escuro e esperando acertar sua conta azul no final no mês.

O que é precificação? 

Precificação é estratégia. É a simples rotina de manter seus preços de acordo com sua vontade de crescer concomitante a concorrência do mercado.
Mas o que devo levar em consideração para fazer uma precificação eficiente de produtos?

Custo

Agrega todos os pontos necessários para fabricação/ aquisição de produtos, desde a matéria-prima, impostos, custos relacionados ao frete, mão de obra direta do produto, embalagem, brindes.

Impostos e Comissões

Os impostos de nossa empresa, bem como as comissões que pagamos a vendedores, marketplaces e demais canais de venda, impactam diretamente em nossa precificação, uma vez que consomem parte do valor do preço de venda. Estes devem ser levados em consideração na hora de fazer sua formação.

Taxa de Cartão de Crédito/Débito/Antecipação de Recebíveis

Além das comissões, é muito importante levar em consideração o quanto de taxa pagamos para as administradoras de cartão e métodos de pagamento.

Concorrência

Por mais que o preço deva ser formado analisando a sua estrutura de custos e lucro desejado, é importante estar de olho na concorrência para ter preços competitivos de forma a garantir suas vendas. Hoje, graças a internet e aplicativos, todo cliente está o tempo todo fazendo pesquisa de onde pode encontrar uma melhor condição de venda ou um desconto mais interessante antes de fazer sua compra.

Posso tornar esse processo simplificado? 

Há diferentes estratégias interessantes de precificação de produtos que merecem ser citadas. A técnica de precificação muda conforme fatores como necessidade do negócio, sazonalidade, estoque, fatores climáticos, estação do ano, datas comemorativas, preços da concorrência, etc.
Para tornar mais simples seu entendimento, separamos algumas técnicas diferentes:

Markup

Consiste na análise dos custos relacionados a produção, venda, atendimento, distribuição e publicidade de um produto acrescido da margem de lucro que se deseja obter. É a mais simples técnica. Alternativa para falta de conhecimento de gestão gerencial, e representa um grande risco ao empresário, pois não necessariamente um produto com um markup de 2 vezes representa 50% de lucro no fim da venda. Muitas vezes é bem menos que isso.

Valor percebido

Nesse modelo de precificação de produtos, apelamos para precificar mediante ao PREÇO que o cliente vê baseado no valor que agregamos no produto comercializado.

Quando um produto ou serviço atende as expectativas e necessidades do consumidor, ao satisfazê-lo é possível estabelecer um elo de confiança e uma maior valorização do preço de venda. Existem diversas formas que o valor percebido pode impactar diretamente o preço de seu produto como: marca, atendimento, bom design, embalagem diferenciada.

Muitas vezes é arriscado pois não necessariamente seu cliente pode aceitar o preço fornecido sem antes sua marca ter a devida notoriedade para justificar o mesmo.

Análise da Concorrência

Um modelo muito usado por muitos lojistas é a precificação baseada em concorrência. Identificar o preço do concorrente e equiparar ou praticar um preço inferior. De todas as práticas de precificação, é a mais arriscada – uma vez que você pode acabar vendendo produtos no prejuízo. É muito importante, não só na análise de concorrência, mas no markup e valor percebido, aplicar o conceito da próxima técnica: a margem de contribuição. 

Margem de contribuição 

A margem de contribuição é a mais recomendada técnica para formação de preço. Ela determina o quanto “sobra”, dentro do custo de venda, após serem descontados custos e despesas variáveis.
Mas como se calcula? A fórmula básica é Margem de contribuição = Valor de venda – Custos e Despesas variáveis diretas do produto (impostos, comissões, taxas). Ou seja, o lucro real da venda do produto.
É o melhor método flexível para formação de preços, pois permite que altere sua margem em períodos competitivos mas que ainda cobre custos.
Texto publicado anteriormente no site da Preço Certo.

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