Qual a diferença entre vender online e offline?

em mai 25, 2015:por

Marcio Eugênio

Formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico. No mercado de tecnologia desde 1997. É um dos sócios da D Loja Virtual e é o responsável pela área comercial e marketing da empresa.
Views644
qual-a-diferença-entre-vender-online-e-offline

Como vender pela internet? Como aproveitar um mercado que, diferente de toda a economia no Brasil, cresce de forma consistente a dois dígitos desde 2009?

Muita gente acredita que é fácil, é só fazer o que faz na loja física na loja virtual. Beeehhh! ERRADO. Muito errado, já vi diversas iniciativas de pessoas que tem lojas físicas muito bem sucedidas e que naufragam quando vão para internet

Na realidade, muito mais que naufragar vejo empresa falhando vergonhosamente, pelo simples fato de não entenderem as diferenças, principalmente no início, entre vendas na internet e vendas no varejo tradicional.

São detalhes simples. Simples, porém, não tão óbvios e que fazem TODA a diferença.

Arrisco dizer que se você entender essas diferenças, estará na frente de mais de 90% das pessoas que vendem produtos online hoje.

Vantagens de vender na internet

Quando uma empresa está pensando no seu negócio online, ela, invariavelmente, responde: “Quais são as vantagens de ter uma loja virtual?” e ao responder, ele vê muitas vantagens para o seu negócio. O que muitos não veem é que esse é o problema: quem pensa só nas vantagens para o seu negócio, falha.

Falha, pois a pergunta está completamente errada. A pergunta que deve ser feita é:

“Qual é a vantagem do cliente comprar online da minha empresa?”

Sei que é engraçado, mas muitos empresários acreditam que só pelo fato de ter uma loja virtual as pessoas comprarão Eles acreditam em algo como que as pessoas começarão a acessar a loja dele só pelo fato da loja estar online. Beeehhh. ERRADO novamente.

Há algum tempo, mandei um questionário para muitas pessoas que vendem pela internet e questionei: “Por que você acredita que as pessoas compram na internet?”

Uma das respostas mais comuns foi: “Por que é muito fácil fazer comparação”.

Isso que muita gente não entende. Diferentemente do mundo físico, que o cliente passa na frente da sua loja e compara com a loja que está na mesma rua ou, para os mais persistentes, na mesma cidade da sua loja, na internet, as pessoas tem o poder de comparar com todas as lojas da sua cidade, do seu estado, do país e do mundo.

Ah! Ainda é importante ressaltar que o cliente pode vir a colocar a sua loja na lista de comparação só se ele achar a sua loja virtual.

Por isso tudo é que você precisa entender essa diferença de vender pela internet e vender no varejo normal, pois muda completamente a estrutura de poder na hora da compra. Não é mais o vendedor que faz a venda e sim o cliente que escolhe de quem ele vai comprar.

Dessa forma, se você não tiver uma vantagem EXTREMAMENTE clara para o cliente comprar de você na internet ele não vai comprar. Simples assim!

Lembre-se (recomendo que cole essa frase na sua geladeira): O CLIENTE NÃO É IDIOTA.

Por isso recomendo com toda a força que você dê uma olhada com amor e carinho neste guia completo que é explicado passo-a-passo como vender na internet.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25