Qual a previsão para a publicidade em vídeos online em 2016?

em dez 07, 2015:por

Eric Hayashi

Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi. Trabalhou em empresas como Sixpix Content (responsável pelo youPIX), Pólvora! Comunicação e Rede Innova Brasil. Foi Co-fundador da startup Synapseshub. Sua última passagem foi pelo Startupi como Produtos & Negócios e pela TERA como Operações. Atualmente é Head of Marketing na SambaAds.
Views24
video-cam

Antigamente, no mercado publicitário o que reinava era a mídia impressa. Havia disputas pelo espaço de uma página ou até mesmo, meia página de anúncio. Após um período de tempo, o rádio ganhou território e passou a ser o líder, que, por sua vez, foi dominado pela televisão. Há pouco mais de uma década, a internet passou a rasteira e derrubou todas as gigantes no mercado, conquistando o favoritismo dos anunciantes.

Com o crescimento do uso da rede por meio de smartphones e tablets, a necessidade de absorver o máximo de informações em um curto período de tempo fez com que os vídeos online se tornassem o elemento chave de pequenas, médias, grandes empresas e agências para a criação de ações e campanhas publicitárias. Por isso, resolvi elaborar este artigo para ilustrar o panorama desse formato audiovisual que não para de crescer e destacar quais serão as previsões para 2016.

Se pararmos para olhar ao nosso redor, podemos perceber que o digital tomou conta do mercado e os vídeos online ocupam as primeiras posições quando o assunto é popularidade e investimento, ficando atrás somente do mobile. E a previsão de crescimento não para por aí. Na publicidade, por exemplo, o cenário não é muito diferente, pois as empresas vêm apostando cada vez mais no vídeo online como principal ferramenta de disseminação de conteúdo. As razões para isso são inúmeras e uma delas é a maior facilidade de absorção da mensagem, melhor visualização, além de ter a forte tendência ao apelo emocional, que na maioria das vezes contribui para os compartilhamentos e likes.

Um outro contexto bastante favorável ao mercado são os grandes eventos. Em 2016 ocorrerão os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o que significa um alto investimento em publicidade. As campanhas focadas em vídeo, por exemplo, já começaram a aparecer nas telas e redes sociais, algumas até, colocando o próprio público da marca como protagonista.

Segundo dados da BI Intelligence, o investimento em publicidade para o ano que vem deve superar os US$ 5 bilhões, praticamente o dobro de 2013. Para a televisão, as notícias não são tão animadoras, pois os valores aplicados devem cair 3%, marcando um ano de virada em favor do digital. Diante desse cenário, o preço de produção de vídeo online vem sofrendo sucessivas quedas, tornando-se uma opção cada vez mais atraente e popular para campanhas publicitárias de vários segmentos, não apenas de grandes empresas e multinacionais.

Para finalizar, acredito que os vídeos online têm tudo para crescer ainda mais em 2016. Sendo assim, a partir do próximo ano, separe um budget para investir nesse segmento, crie calls to action atrativos para potencializar seu negócio e gerar engajamento com seus clientes, além de aumentar a identidade da sua marca e melhorar os resultados.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25