Qual o papel das cores nas mensagens de erro do seu E-commerce

em jan 22, 2014:por

Rafael Ferreira

Rafael Ferreira - Über Digital: Trabalha na Über digital como Executivo de Contas. Cursa Pedagogia na Universidade de São Paulo. Trabalha com E-commerce e Marketing digital há 3 anos.
Views34
final erro

Nós convivemos com as mensagens de erro diariamente. Se ninguém é perfeito, muito menos um website será. As mensagens de erro são inevitáveis, entretanto aprendendo a lidar com elas e construindo-as de modo a sucinto, certamente teremos uma, experiência “menos traumatizante”.

É através de erros que as pessoas aprendem, errar é um componente chave para o processo de aprendizagem, é contínuo, todos nós cometemos e aprendemos através deles. Erros são processos delicados de lidar, a utilização de cores apropriadas é um modo simples e efetivo de dizer ao usuário que está diante de um.

Uma propriedade incrível que as cores carregam, é a capacidade de trazer associações culturais relativas a cada uma delas. Com tantas cores em nosso dia-a-dia acabamos por criar significados abstratos para simbolizar cada uma delas.

A utilização das cores quentes e fortes (basicamente amarelo e vermelho) atraem nossos olhos, elas têm a incrível propriedade de chamar a atenção. Especificamente para mensagens de erro, a cor preferida para o mercado é a vermelha.

A cor vermelha é associada, na sociedade ocidental, à perigo, problemas, um alerta suplicando nossa atenção. Ao utilizarmos a cor vermelha para tal fim, o processo fica facilmente reconhecível, alertando o usuário sobre o erro, que por sua vez, provavelmente tomará alguma atitude para corrigi-lo.

Somente para ilustrar, imaginemos uma mensagem de erro em verde – o verde é associado à segurança e certeza – teríamos à nossa frente um texto dizendo que há alguma coisa errada, enquanto a cor nos traria uma ideia implícita de segurança e certeza, ou seja, duas informações completamente opostas e desconexas ao mesmo tempo: confusão -> má experiência.

 

Resumindo, certifique-se de que o seu usuário perceba rapidamente onde e o que errou.

fonte: http://blog.usabilla.com/error-messages

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25