Rakuten anuncia novos serviços e expectativas durante seu evento anual

em out 20, 2014:por

Redação Next Ecommerce

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RAKUTENEXPO

Terceira edição do Rakuten Expo é marcada por excelentes expectativas para as lojas em 2015, lançamentos e troca de conhecimento

 

Rakuten EXPO é o maior evento de lojas virtuais criado pela Rakuten, líder mundial em marketplace para pequenas e médias empresas, e acontece anualmente nos vários países onde a gigante japonesa está presente. Nesta 3° edição, realizada em 14 de outubro, mais de 2.100 pessoas de todo o Brasil, sendo 1300 lojistas do comércio eletrônico, se reuniram no World Trade Center, em São Paulo, durante o dia todo. Foram mais de 40 palestras, muita troca de ideias e conhecimentos, e no fechamento um bate papo com Antonio Tabet, do humorístico Porta dos Fundos, falando sobre empreendedorismo na internet com humor.

Durante a coletiva de imprensa, Masatada Kobayashi (co-fundador da Rakuten), Ken Okamoto (CEO da Rakuten Brasil), Ricardo Jordão (CMO da Rakuten Brasil) e Marcelo Terrazzan (Diretor Comercial da Rakuten Brasil), comentaram as expectativas e provaram que, mesmo em um país com a economia estagnada, a Rakuten conseguiu dobrar a quantidade de lojas em seu marketplace Rakuten Shopping, chegando a 1200 neste ano. Dados do E-bit apontam que existem 23 mil lojas virtuais em funcionamento. Os executivos afirmaram durante a coletiva que até o ano que vem 10% dessas lojas farão parte da Rakuten. Os anúncios de novidades, lançamentos e planos para 2015 foram os grandes destaques.

call-centerTELEVENDAS
Pesquisas do setor mostram que até 30% das vendas de uma loja virtual provêm de televendas e por isso, a partir de hoje, a Rakuten prestará esse serviço a todos os seus lojistas. Uma equipe própria da Rakuten, qualificada em atendimento ao cliente, se empenhou durante muito tempo para ficar por dentro das informações sobre produtos e lojas e está preparada para atender todas as solicitações dos consumidores, desde dúvidas técnicas sobre produtos a aconselhamento.

O benefício do serviço de televendas não será apenas para o cliente, mas também para os lojistas, já que a equipe de atendimento dará feedback sobre cada compra que potencialmente poderia ter sido realizada e não foi por determinado motivo apresentado pelo cliente. Assim, os varejistas serão capazes de melhorar os pontos falhos da loja ou do produto.

FULFILLMENT

É um serviço inovador e a Rakuten será a primeira empresa no País a oferecê-lo. O objetivo é baratear o custo para o pequeno consumidor, para que ele possa focar sua energia em melhorar o atendimento ao cliente, em cursos, descrições de produtos, imagens de qualidade, preços, ou seja, focar no que ele faz melhor: vender. Serão dois armazéns – um em São Paulo e um em Barueri – nos quais o lojista pagará pelo m², custo do manuseio e do envio e ainda assim conseguirá reduzir o valor do frete em até 50%. É economia de tempo e dinheiro.

OFulfillment vai acelerar o processamento e despacho do pedido para as PME’s e permitir que os pequenos possam competir com os maiores, com uma logística tão boa quanto a das grandes lojas do comércio eletrônico. Além disso, o cliente também sai ganhando, já que comprando duas ou mais mercadorias de diferentes lojas, e estando o estoque delas no mesmo armazém, o frete fica mais barato.

O serviço estará disponível para os lojistas da Rakuten até o final de março de 2015 e, até o final do ano que vem, a expectativa é de que pelo menos 20% das lojas da Rakuten estarão no Fulfillment.

NOVAS PARCERIAS

A Rakuten anunciou 30 novas parcerias nas áreas de meios de pagamento, ERP, logística, marketing e precificação. Elas serão divulgadas pontualmente até o final deste ano.

PLATAFORMAS VERTICAIS
A Rakuten lançou neste ano nove plataformas segmentadas, visando acompanhar o mercado e as necessidades específicas de cada segmento. Atualmente as plataformas Fashion e Atacarejo são as mais procuradas, representando juntas 30% das vendas das verticais. Além disso, o serviço mobile está presente em 90% de todas as verticais, seguindo a tendência mundial de oferecer a possibilidade de compra via dispositivos móveis.

RAKUTEN GLOBAL ID
Trata-se de um login único que permite que o usuário de qualquer serviço da Rakuten navegue por todos os outros serviços, sem precisar efetuar um novo cadastro. O Rakuten Global ID permite, por exemplo, que um usuário do Viber faça compras na Rakuten de forma mais rápida, ou que um cliente de uma loja virtual da plataforma EC Service da Rakuten compre também no Rakuten Shopping, pois todos os serviços da empresa totalmente interligados.

PRÊMIO MELHORES LOJAS DO ANO
Para fechar o Rakuten EXPO 2014, foi realizada a premiação das Melhores Lojas do Ano, dentre as que fazem parte do Rakuten Shopping e Rakuten Plataformas. As vencedoras nas diferentes categorias foram:

Casa e Decoração: Arrumare
Calçados: Sandro Moscoloni
Moda e Acessórios: Criatiff
Comidas e Bebidas: Dulca
Melhor Desempenho em Mobile: Corello
Eletrônicos: Lojas MM
Melhor Experiência do cliente: Criative Cópias
Desempenho Omnichannel: Bridgestone
Loja Revelação: Papel na parede
Destaque do Ano: Lojas MM
Melhor desempenho em loja de nicho: Gall Moda Íntima
Melhor loja do ano: Sandro Moscoloni

Para facilitar a participação de varejistas online de todas as partes do Brasil no Rakuten Expo, a Rakuten em parceria com a Concierge Brasil ofereceu um pacote exclusivo com hospedagem, transfers, ingresso para o evento e visitas técnicas a grandes empresas do setor, como costuma acontecer com grupos de profissionais brasileiros que vão aos EUA visitar as empresas que são referência global em comércio eletrônico. Com o pacote, os lojistas tiveram a oportunidade de estar no Empório Naka, no laboratório de tecnologia da faculdade ESPM e na sede da Rakuten Brasil, para acompanhar por um dia a operação da loja.

 

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