Aumente sua receita fidelizando seus clientes.

em mar 26, 2012:por

Rodrigo Fadel

Sócio e CFO da eNext, é formado em Administração pela FGV-EAESP. Trabalhou com consultoria financeira, gestão de qualidade e processos na Telefônica e na controladoria do Banco Itaú.
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O aumento da penetração da internet e o forte crescimento do e-commerce faz com que o setor ganhe cada vez mais destaque, atraindo novos players e investidores. Isto aliado a perspectiva de altas taxas de crescimento nos próximos anos indica a tendência, que já começa a ser verificada em outros países, de aumento do custo do investimento em marketing, ou seja, menores retornos.

Como implicação prática teremos que o custo de atrair um novo cliente, que já aumentou, deve crescer ainda mais. Onde então buscar o crescimento de receitas?

Uma das soluções é aumentar a assiduidade de compras daqueles clientes que você já conquistou. E isto costuma ter um custo muito menor do que buscar um novo consumidor no mercado. Investir em criar um melhor relacionamento com seus clientes é um dos principais fatores que fará ele comprar novamente em seu negócio.

Existem diferentes formas de aprofundar o relacionamento com o cliente mas nunca devemos esquecer que a base desta relação é a confiança e para mantê-la é preciso entregar na forma e prazo combinado. Estabelecido este patamar é hora de trabalhar outros aspectos.

Surpreender. Propiciar ao cliente uma experiência inesperada é um ótimo caminho para estreitar o relacionamento. Presentes em datas especiais, como aniversários, dia das mães e dia dos pais, demonstram atenção dispensada ao cliente. Uma rosa acompanhada de um cartão com o nome, e se possível assinado a mão, ou um par de ingressos para um evento interessante são exemplos de ações com bom potencial de retorno.

Entretanto, é preciso muito cuidado pois, por exemplo, um convite para um evento que não seja de interesse do cliente pode gerar frustação. Por isso é importante, também neste momento, fazer uso das informações que acumuladas sobre seus clientes. Que tipo de música ele costuma comprar, para qual time torce, qual a idade, são algumas dentre outras características que você pode obter a partir de sua base de cadastro e compras, ajudando a identificar o perfil do cliente.

Para aqueles que mantém uma conta no twitter, facebook ou blog uma campanha com prêmios é uma boa sugestão. Não estamos falando de sorteio mas sim de uma campanha que premeie os clientes que mais interagem, através de avaliações ou comentários.

Outra possibilidade são os cupons de descontos. Oferecer um cupom de desconto em compras futuras para os clientes é um convite para que eles voltem mais brevemente ao seu negócio e realizem novos pedidos. Variações dessa promoção também podem ser feitas ofertando cupons para aqueles que se cadastrarem no mailing list ou então indiquem amigos.

Todas as estratégias acima são algumas das possíveis para melhorar seu resultado usando a base de clientes atuais. Elas têm por trás a ideia de que buscar novos mercados e clientes é importante mas que existem grandes possibilidades se olharmos para o consumidor que já cliente. E isto pode trazer bons resultados com um menor custo.

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One Comentários

  1. Jacquelline disse:

    O conteúdo do post está ótimo com exceção da repetição de parágrafos, acabou que sua extensão não permitiu uma boa conslusão.

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