Layout e Usabilidade: repense seu Ecommerce em 2013

em nov 05, 2012:por

Rodrigo Fadel

Sócio e CFO da eNext, é formado em Administração pela FGV-EAESP. Trabalhou com consultoria financeira, gestão de qualidade e processos na Telefônica e na controladoria do Banco Itaú.
Views57
destaque-submarino

Com a proximidade do fim do ano o foco da equipe de ecommerce, e dos varejistas em geral, é o Natal. É preciso garantir produtos, processos e equipes adequados para atender o cliente na melhor data de consumo do ano.

Mas e depois?
No dinâmico mundo da web os consumidores esperam sempre ser surpreendidos com novidades e quando falamos de ecommerce, o principal fator que pode ser trabalhado é o layout do seu site.

Neste ponto podemos ter duas estratégias diferentes. A primeira delas consiste em criar um novo layout do zero. Partindo das últimas tendências de usabilidade e layout inicia-se a construção de um novo look and feel sem vínculo com o formato anterior. Este caminho tem sido traçado por alguns dos principais players do varejo on line no Brasil como o Submarino, que apresentou uma nova versão de seu site na última quinta-feira. Outro exemplo é a Netshoes que esta testando a aceitação de um novo layout junto aos consumidores.

Uma segunda estratégia baseia-se em promover melhorias no formato atual do site, sem carecterizar uma ruptura. Neste sentido podem ser alterados os headers e footers das páginas, assim como os banners. Também podem ser revistos o fluxo de navegação do site, buscando torná-lo mais claro e lógico para os consumidores.

Independente da estratégia adotada dois pontos são comuns e de grande importância são: a necessidade de se renovar, sem perder o vínculo com o conceito e valores da marca, e o uso de testes A/B para medir a aceitação das mudanças e decidir pela troca, ajustes ou até mesmo pela manutenção do layout anterior.

As plataformas oferecem diferentes níveis de flexibilidade para realizar os testes A/B e também de alteração de layout e deve-se conhecer estes limites quando do planejamento da versão 2013 do seu ecommerce.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25