Riverwood compra participação na VTEX da Naspers

em mar 11, 2015:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.

A Riverwood comprou a participação que a Naspers tinha na empresa de plataformas de e-commerce VTEX. Da fatia de 27,7% que o conglomerado sul-africano tinha na empresa brasileira o fundo americano ficou com 25%. O resto foi dividido entre os dois fundadores, Mariano Gomide e Geraldo Thomaz, e outros executivos da companhia.

O aporte da Naspers foi feito em abril de 2012. O valor do aporte, cuja negociação começou em agosto do ano passado, não foi revelado. Na negociação, a Riverwood manteve o poder de veto, mas afirmou que pretende usá-lo menos que a Naspers em questões como obter empréstimos e comprar outras empresas, o que dará à companhia mais autonomia. “O negócio com a Riverwood permite que a VTEX tenha mais liberdade para virar uma empresa global de software como serviço”, diz Gomide.

Hoje, além do Brasil, a VTEX oferece sua plataforma de comércio eletrônico para México, Peru, Argentina, Colômbia, Chile, Paraguai e Equador. Com o novo investidor, a companhia deverá entrar no mercado norte-americano. No ano passado, a VTEX teve receita de R$ 44 milhões e foi lucrativa – Gomide não diz quanto.

Com escritório no Brasil desde 2011, a Riverwood vem se especializando em investir em negócios locais de infra-estrutura digital. Em abril de 2011, o fundo se aliou à americana Equinix e comprou o controle da empresa carioca de data center Alog por US$ 127 milhões.

Em 2012, o fundo aportou mais de R$ 100 milhões na Mandic, um das pioneiros dos serviços de e-mail do Brasil, para transformar a empresa em uma provedora de serviços de computação em nuvem. Em 2014, vendeu a integradora tecnológica Synapsis para a Tivit por cerca de R$ 450 milhões.

No portfólio nacional, a Riverwood também tem participação na provedora de soluções de pagamento Conductor, no site de anúncios imobiliários ImovelWeb e na desenvolvedora de softwares para saúde Pixeon.

Atualização: Após a publicação do post, os dois lados quiseram esclarecer uma frase dita por um executivo envolvido no negócio sobre o poder de veto. Diz o fundador e CEO da VTEX, Mariano: “a VTEX com a Naspers estava mais presa a uma visão compartilhada estratégica. E que por isso eles possuíam mais vetos. Já com o Riverwood, a relação é mais padrão de um investidor financeiro do que de um investidor estratégico. Naturalmente, eles têm vetos como qualquer investidor, porém menores que a Naspers”. O texto foi mudado para refletir a alteração à frase dita ao jornalista na apuração original.

POR TECNEIRA

veja também:

adwords

Como melhorar as vendas com o Google AdWords para e-commerce?

Por: Wallace Castro Você quer vender mais, economizar tempo e fazer CONTINUAR LENDO…

red bull

Marketing de Conteúdo te dá asas

Por: Renann Mendes Nunca fui muito fã de dar aulas, CONTINUAR LENDO…

shopping

Google Shopping: aprenda como usá-lo a seu favor

Por: Raquel Lisboa – Nuvem Shop É cada vez mais CONTINUAR LENDO…

email

Por que o marketplace é o assunto do momento no e-commerce?

O ano de 2017 está sendo marcado pela consolidação do CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário

 
JUL 25