Saiba como fidelizar os clientes em lojas virtuais

em mar 20, 2017:por

Redação Next Ecommerce

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Antes de tudo, para que um consumidor continue adquirindo seus produtos, é preciso que ele esteja satisfeito com a experiência que a empresa oferece.

Conquistar novos clientes é sempre bom, mas manter os antigos faz com que seja ainda mais fácil concretizar vendas. A fidelização, portanto, surge como algo de extrema importância, tanto no e-commerce quanto nas lojas virtuais.

Antes de tudo, para que um consumidor continue adquirindo seus produtos, é preciso que ele esteja satisfeito com a experiência e com o produto ou serviço oferecidos. “Sem dúvida, a qualidade daquilo que se vende é o principal fator para que o cliente volte a fazer negócio com você. Mas, além dela, há vários outros fatores que são levados em conta, e nos quais vale a pena investir, como o contato direto e o atendimento rápido e eficiente ao visitante”, comenta Bruno de Oliveira, especialista em comércio eletrônico e criador do Ecommerce na Prática.com. Oliveira fez uma lista com algumas dicas para fidelizar o cliente nas lojas virtuais . Confira:

1) Contato direto
Se relacionar com o cliente é uma das maneiras de criar proximidade, conhecê-lo melhor e gerar empatia. “Esse contato pode acontecer das mais variadas formas: tratando o cliente pelo nome, enviando um e-mail personalizado ou um lembrete de que uma mercadoria que estava em falta já está disponível”, explica.

2) E-mail marketing
De acordo com o Sebrae, essa ferramenta é responsável por 52% das vendas on-line concretizadas. “O e-mail marketing não serve somente para angariar novos clientes, como também é uma ferramenta efetiva para fidelizar pessoas, se utilizada da maneira correta”, diz. “Também é uma forma poderosa de recuperar clientes que já compraram na sua loja virtual, e estão inativos há algum tempo”, completa.

3) Descontos
Vouchers com ofertas e promoções podem ser remetidos à base de clientes de diversas formas: por cupons via e-mail, dentro de um banner ou como recompensa. “Se for optar por essa estratégia, não tente enganar ninguém: dê descontos reais”, alerta Oliveira.

4) Conteúdo de valor
Postagens relevantes no blog da empresa são essenciais. “Por meio desses canais, é possível oferecer aquilo que seu consumidor fiel procura. É preciso criar conexões reais entre você e seu cliente, oferecer conteúdo relevante, gerar valor na vida das pessoas. Uma vez feito isso, vender será uma consequência”, explica Oliveira. Par aisso, estude bem o perfil dos seus clientes e descubra informações gerais que vão te ajudar a direcionar o conteúdo.

5) Credibilidade
Oliveira acredita que as pessoas querem ter certeza de que compraram de uma fonte segura e confiável e que, dessa forma, fizeram o melhor negócio possível. “Para isso, é sempre bom dar destaque aos seguintes aspectos em sua loja virtual: uma boa área ‘sobre a empresa’ no site, selos de segurança e presença nas redes sociais, além de políticas de entrega, trocas e devoluções claras”, diz Oliveira.

6) Atendimento eficiente
Oferecer um bom atendimento antes, durante e após as vendas é indispensável na fidelização de clientes nas lojas virtuais. “Faça os consumidores sentirem-se exclusivos aos olhos da sua marca e você com certeza irá faturar com vendas extras que não estavam previstas”, finaliza.

Fonte: IG

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