Seis Recursos da Busca Interna Avançada para melhorar o seu site de E-commerce

em set 05, 2013:por

Shaun Ryan

Com grau de PhD em Inteligência Artificial pela a Universidade de Canterbury, Shaun é CEO da SLI Systems, empresa especializada em sistema de busca.
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Não há dúvidas que o e-commerce está em forte expansão no Brasil e prevê-se que a sua tendência de crescimento continue em ascensão por muitos anos. O aumento do volume de consumidores e tráfego em sites, combinado com as oportunidades no varejo, como a Copa do Mundo em 2014, faz com que seja essencial oferecer as melhores funcionalidades e recursos para atrair os compradores.

Varejistas online enfrentam uma variedade de desafios como:

  • Direcionar os visitantes para os produtos que procuram de forma rápida;
  • Manter a competividade de preços e merchandising direcionado;
  • Criar uma experiência social atraente para os consumidores;
  • Planejar estoques, promoções e crescimento futuros.

Felizmente, a maioria dessas questões pode ser abordada de forma simples, implementando melhorias na sua funcionalidade de busca interna. As 6 dicas abaixo podem aumentar o tempo que os usuários passam no site e melhorar a taxa de conversão e o ticket médio do pedido. Além disso, a busca interna pode oferecer um insight sobre o comportamento do consumidor, ajudando a antecipar tendências e a comercializar os seus produtos de forma eficaz.

1 – Oferecer refinamentos otimizados

As buscas direcionam os consumidores diretamente até os produtos que procuram. No entanto, as busca de termos gerais, como “vestidos”, podem gerar inúmeros resultados. Os refinamentos permitem que os compradores restrinjam uma grande variedade de produtos para os resultados mais relevantes. Permitir a seleção de refinamentos cruzados múltiplos agrega um valor ainda maior aos resultados de busca. Por exemplo, a busca por “vestidos” pode ser refinada tanto por “cor” quanto por “tamanho” para incluir apenas os itens mais apropriados.

2 – Melhorar a compreensão sobre os usuários por meio de Analytics

Os relatórios de busca interna são extremamente valiosos uma vez que são os locais onde os seus consumidores dirão exatamente o que querem. Certifique-se de minerar os dados dessas buscas, como aquelas de palavras-chaves mais populares, para compreender a intenção do seu consumidor, planejar o seu estoque e antecipar necessidades e tendências futuras.

3 – Aperfeiçoar o seu merchandising

As ferramentas de merchandising, como regras de aperfeiçoamento, selos e banners, são o equivalente à inserção de produtos, etiquetas de promoção e exposição de produtos. Eles alertam os consumidores sobre produtos, promoções e ofertas que você gostaria de destacar. As regras de aperfeiçoamento permitem que os comerciantes promovam ou ocultem certos produtos dentro das suas classificações, tal como exibir novos itens ou esconder produtos que estão sem estoque. Alem disso, os selos podem promover recursos especiais, como “em promoção”, “novo” ou “vídeo”.

4 – Obter a opinião do público

Em alguns casos, o fator decisivo para uma compra é saber o que outros compradores acharam do produto. Comentários e avaliações dão confiança aos consumidores ao efetuarem uma compra. Caso o seu site não exiba esses itens, será vantajoso adicioná-los. Se o fizer, considere integrá-los à sua busca, de forma que seus usuários possam ver as avaliações dos usuários nos resultados da informações, como número de estrela, de reviews, as melhores forma de utilização, prós e contras e outros conteúdos específicos criados pelo usuários.

5 – Permita que o seu conteúdo seja compartilhável

Além dos comentários e avaliações, permita que os usuários compartilhem os seus produtos ou compras favoritas com amigos por meio de páginas de mídias sociais. Inclua botões de compartilhamento como “Curtir” “Tweet” ou “Pin it” nas suas páginas de busca interna e de informações sobre os produtos para aumentar a facilidade de compartilhamento e, consequentemente, o alcance do seu site.

6 – Garanta escalabilidade e segurança

Existem diversas razões para um site travar, como os picos de acessos em feriados, que sobrecarregam os servidores, ou desastres naturais que encerram as atividades do site, fazendo com que você perca consumidores e dinheiro. Esteja preparado e garanta que a sua busca interna seja suportada por uma arquitetura escalável e redundante, que mantenha o seu site funcionando mesmo durante as épocas mais caóticas.

Ao planejar os próximos passos para o seu site, tenha em mente esses recursos e funções chaves. Otimizar o seu site nesses aspectos pode ajudar a abrir caminhos para uma experiência do usuário mais completa, um melhor nível de satisfação do consumidor e, o mais importante, melhorar o crescimento dos lucros para o seu negócio. Se você quiser mais dicas, temos 100 em nosso e-book de dicas de pesquisa do site, disponível gratuitamente em http://ow.ly/vv5d

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