SEO – Alavancando negócios online com boas práticas

em out 05, 2012:por

SEO Sign Poster

O termo SEO recentemente ganhou notoriedade no mundo e não demorou muito para encabeçar grandes projetos e se tornar fator de sucesso digital, e claro, cair nas boas graças de gestores e empresários que sabem o valor que a busca orgânica desempenha no processo de vendas, branding e aumento de confiabilidade.

Estar bem posicionado nas buscas orgânicas é um fator chave na dinâmica atual da internet. Esta classificação demonstra que existe “vida” por trás daquelas páginas que achamos nos mecanismos de busca. O trabalho minucioso que pode se tornar uma estratégia focada em SEO é facilmente percebido quando encontramos rapidamente aquilo que procuramos, com precisão e eficácia, sem perder muito tempo clicando em links e mais links. Os buscadores lutam diariamente para melhorar seus mecanismos e melhorar a experiência do usuário, isso inclui penalizar todos aqueles que não estão de acordo com suas premissas.

Quando traduzimos essa realidade para vendas online, a otimização para mecanismos de busca ou SEO, tem premissas que são definidas e validadas pelos próprios

 mecanismos que irão determinar ou não sua boa posição no ranking. Indo além de boas tags HTML e fluxo de palavras chave, os algoritmos de pesquisa que são mais conhecidos como robôs, tem hoje um nível de complexidade alto e mudam constantemente o ranking das páginas de acordo com suas pontuações.

Alguns fatores que devem ser levados em consideração e que refletem como os robôs trabalham incluem códigos de qualidade, velocidade do carregamento da página pelo navegador, coerência na distribuição das palavras chaves, comportamentos de usuário dentro da página destino, índice de fuga da página de destino, erros de servidor entre outros.

Uma boa estratégia de SEO focado em e-commerce deve levar também em consideração o universo que está na camada mais próxima do usuário como referências externas, densidade de links inteligentes, volume de pesquisa interna das palavras chaves e definição de características apuradas do produto que é vendido. Definir bem o produto com o máximo de referências e características demonstra para o robô de busca que a página é rica em texto com informação relevantes para o usuário, o que torna atraente para melhorar sua posição no ranking.

A simples ideia de sempre beneficiar o usuário, ou cliente para o caso do e-commerce, e tornar a experiência de busca mais precisa e ágil para que a confiabilidade do próprio usuário daquele motor aumente e se torne recorrente, já é fator de sucesso para melhorar o posicionamento. A recompensa por um bom SEO é ter um cliente satisfeito do início da navegação no mecanismo de busca até a conclusão do pedido de compras.

 

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One Comentários

  1. Sandro disse:

    É isso. Partindo do pressuposto que as pessoas pesquisam antes da maioria das ações na internet, o trabalho de SEO tem extrema importância no posicionamento dos sites.

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