Sua loja está preparada para fazer sucesso na Black Friday?

em nov 04, 2015:por

Rodrigo Genoveze

Formado nos Estados Unidos, em Relações Internacionais e administração de empresa e voltou ao Brasil em 2011, após 10 anos trabalhando no mercado digital na Europa. Ele trabalhava como diretor comercial na zanox da Espanha quando a empresa tomou a decisão de abrir escritórios no Brasil.
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Há alguns anos, a Black Friday vem crescendo e se consolidando no mercado do e-commerce brasileiro. Somente em 2014, o festival movimentou cerca de R$ 1,16 bilhão, segundo a e-bit, o que representa 51% de aumento em relação ao ano anterior. A previsão para 2015 é que esse número seja ainda maior, apesar do cenário econômico. Com a proximidade da data, as empresas já devem tomar alguns cuidados para aproveitar esse momento para faturar mais e encerrar o ano com um saldo positivo, uma vez que, com a crise nacional, as vendas não estão em ritmos como de outrora.

A verdade é que a Black Friday é a grande aposta para movimentar o setor de varejo eletrônico neste ano. Com isso, um ponto básico a ser considerado agora, um mês antes do evento, é sobre a importância de comunicar diretamente aos seus consumidores uma seleção com as melhores ofertas para que eles se planejem e já se predisponham a comprar pelo seu site.

Para ter sucesso nessa estratégia, é importante que, em primeiro lugar, você conheça muito bem seu público. Isso pode ser feito a partir de análises de comportamento de compra durante o ano todo, o que faz com que você conheça as áreas mais acessadas do site, os produtos mais vendidos e até mesmo a faixa etária do seu público-alvo.

Feito isso, usar e-mail marketing pode parecer um pouco ultrapassado, mas, uma pesquisa realizada pela Serasa Experience, apontou que a conversão dessa ferramenta chega a 2,53%, o que representa a maior taxa entre as ferramentas de conversão de vendas online. Preparar uma arte atrativa e selecionar as ofertas que estão mais de acordo com o perfil do seu consumidor farão com que as suas vendas cresçam ainda mais durante o evento.

Também deve-se pensar em publicidade digital direcionada para esse público que foi definido. Trabalhar com o mercado de afiliação é sempre uma opção bastante interessante e com um retorno bastante atraente. Por meio dos espaços oferecidos por uma rede de afiliados, você direciona a publicidade para o seu target e, trabalhando por performance, só paga pelo que realmente converte.

Outra dica para atrair mais compradores ao seu canal de vendas virtual é apostar em “teasers” sobre os produtos que serão ofertados durante a promoção. Isso ajuda a criar expectativas, o que aumenta o interesse dos usuários e, consequentemente, o tráfego no portal.

Não se esqueça de planejar com antecedência um projeto de prevenção de abandono de carrinho, pois a prática acontece em 83% dos casos de venda virtual. Para isso, uma alternativa bastante eficaz é criar alertas antes de o usuário fechar a janela sem efetivar a compra. A solução ajuda a evitar que consumidores desatentos saiam do seu portal antes de finalizar a transação.

Aproveitar por completo as oportunidades da Black Friday só depende de se planejar de forma estratégica. Já ficou mais do que provado que os brasileiros gostam muito de comprar por meio de promoções e não existe evento mais apropriado para superar a crise que em um dia como este.

Bons negócios!

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