Suas campanhas de e-mail são analisadas por mapa de calor? | Next Ecommerce

Suas campanhas de e-mail são analisadas por mapa de calor?

em jan 22, 2014:por

Samuel Muller

Publicitário com especialização em Design Digital pelo Istituto Europeo di Design - IED. Possui experiência de 7 anos na área de criação em agências digitais onde desenvolveu trabalhos para clientes como, Fnac, Schutz, Staples, Viajanet, Mash, Scala, Aramis Menswear entre outros.
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A quantidade de dados que podem ser obtidos da interação do consumidor com as campanhas de e-mail marketing de seu e-commerce é cada vez maior. As melhores ferramentas de disparo disponíveis no mercado fornecem relatórios bem precisos de suas campanhas. Entre os principais itens que podem ser mensurados pode-se citar; taxas de aberturas, cliques únicos, CTOR, receita, produto mais vendido e área mais clicada, entre outros dados que podem ser obtidos.

Em muitos casos os e-mails são um dos maiores geradores de fluxo para dentro de seu e-commerce e já que a taxa de conversão é o volume total de visitas no site dividido pelo número de pedidos é de fundamental importância ter muito claro onde é a área de maior incidência de cliques em seus e-mails. Mensurar e analisar essa informação pode ajudar a sua equipe de criação a ter insights que podem melhorar o design de seus e-mails e consequentemente melhorar a performace de vendas e o ROI de suas campanhas. Desafios esses que qualquer gerente de e-commerce vive tentando melhorar.

Além dos dados que a própria ferramenta de disparo fornece estão disponíveis no mercado outras ferramentas que podem contribuir em muito na melhoria do design tanto dos e-mails quanto do próprio e-commerce. Estou falando dos mapas de calor. Essas ferramentas mapeiam como o olho do usuário percorre o layout de qualquer e-mail e mostra as regiões que mais chamam a atenção.  Confrontar esse mapa de calor com a área mais clicada pode ser muito útil para gerar novas informações e insights para melhorias.

Abaixo segue um exemplo de um layout que passou pelo processo de análise de mapa de calor.

mapa_de_calor_1 mapa_de_calor_2

 

Note como quando o bebê está olhando para o texto este passa a chamar muito mais atenção dos usuários. São pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença na performance de um e-commerce.

Leve isso em consideração quando for criar a sua próxima campanha de e-mail e fique sempre atento a relação de cliques x mapa de calor para obter o máximo proveito de suas campanhas de e-mail. Se quiser conversar sobre esse e outros assuntos relacionados a melhoria de layout entre em contato com a Nexttarget. Nossa equipe de criação está pronta para auxiliar você na implementação de melhorias de design.

Se você ficou curioso para saber mais sobre mapa de calor posso citar como exemplos de ferramentas que fazem isso a http://www.crazyegg.com/ e http://www.feng-gui.com/.

 

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