TED Talks para o profissional de e-commerce

em jun 14, 2016:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.

TED (acrônimo de Technology, Entertainment e Design) é uma organização sem fins lucrativos que visa a disseminação de ideias pelo mundo. O movimento procura pessoas notáveis para as melhores palestras de suas vidas em até 18 minutos em um formato bem característico. As palestras (TED Talks) podem todas ser encontradas gratuitamente na internet e são legendadas por voluntários de todo o mundo.

O rico conteúdo é gerado semanalmente falando dos mais diversificados assuntos. Esta semana, por exemplo, aconteceu aqui em São Paulo, na Allianz Arena (Estádio do Palmeiras), um TEDxSãoPaulo (TEDx são eventos locais organizados de maneira independente). Entre as incríveis apresentações do dia 6 de junho destaco as do professor Clóvis de Barros Filho, da cineasta Estela Renner, do professor Luis Junqueira e da fotógrafa Angélica Dass. Você pode assistir o evento completo gravado no LiveStream.

Pensando em nosso mercado de e-commerce, fiz uma seleção de apresentações em TEDs que você, profissional de e-commerce precisa assistir.

Alerto que alguns deles são um pouco mais antigos. Entendo que permanecem relevantes, com algumas tendências “vencidas”, mas com conceitos ainda muito importantes. Vale tirar uns minutinhos e/ou guardar o link para assistir depois. Vamos lá?

1- O que os consumidores querem
Consumidores querem sentir que o que estão comprando é autêntico, mas Joseph Pine, o autor de “Customização em Massa“, diz que vender autenticidade é complicado porque, bem, não existe tal coisa. Ele fala sobre algumas experiências que podem ser artificiais geram fazem milhões mesmo assim.

2- A Cauda Longa da Tecnologia
Chris Anderson, editor da revista Wired, explora os quatro estágios de qualquer tecnologia viável: estabelecer o preço certo, ganhar fatia de mercado, mudança de uma tecnologia estabelecida e, finalmente, tornar-se onipresente.

3- Como os sites gigantes são desenhados para você (e para bilhões de outras pessoas também)
Os botões “curtir” e “compartilhar” do Facebook são vistos 22 bilhões de vezes por dia, fazendo com que eles sejam o elemento de design mais visto já criado. Margaret Gould Stewart, diretora de design de produtos do Facebook, descreve três regras para o design em grande escala – tão grande que os menores detalhes poderiam causar um problema em nível global, mas também tão grande que a mais sutil melhoria poderia impactar positivamente a vida de tantas pessoas.

4- Como fazer sucesso na mídia social
Em divertidos e rápidos 4 minutos, Alexis Ohanian da Reddit conta a fábula real de uma baleia jubarte que se torna estrela da Web. A lição do Senhor Splashy Pants é o clássico favorito dos criadores de meme e marketeiros na Era Facebook.

5- Esqueça as compras. Em breve, você fará download de suas roupas novas
Roupas baixadas da internet e para imprimir podem estar chegando a um armário perto de você. O que começou com o projeto de escola de moda da designer Danit Peleg transformou-se em uma coleção de roupas impressas em 3D, que possuem a força e a flexibilidade que o dia a dia requer. “A moda é algo bastante físico”, ela diz. “Imagino como o nosso mundo será quando nossas roupas forem digitais.”

6- Como o Airbnb cria confiança por meio do design
Joe Gebbia, co-fundador do Airbnb, apostou tudo na crença de que as pessoas conseguem confiar o suficiente umas nas outras para ficar nas casa de outra pessoa. Como superamos o preconceito do estranho-igual-perigo? Por meio do bom design.

Agora, 123 milhões de noites (e contando) de hospedagens, Gebbia expõe seu sonho de uma cultura de compartilhamento, em que o design ajuda a fomentar o sentimento de comunidade e conexão em lugar de isolamento e separação.

7- O que acontece dentro desses depósitos gigantescos?
Nós fazemos milhões de compras online diariamente, mas quem (ou o quê) realmente coloca nossos itens em pacotes? Nesta palestra, Mick Mountz conta uma história surpreendentemente cheia de robôs sobre o que acontece dentro de um centro de distribuição.

8- O caso para o consumo cooperativo
No TEDxSydney, Rachel Botsman diz que estamos “conectados para compartilhar” — e mostra como sites como o Zipcar e o Swaptree estão mudando as regras do comportamento humano.

9- Como os vídeos da internet potencializam a inovação global
Chris Anderson diz que o aumento de vídeos na internet está impulsionando um fenômeno global que ele chama de “Inovação Acelerada pela Multidão” — um ciclo de aprendizado auto-alimentado que pode vir a ser tão significante quanto a invenção da imprensa.

Mas, para explorar todo seu potencial, as organizações deverão assumir uma radical abertura. E, para o TED, isto significa a aurora de um capítulo inteiramente novo…

10- O que a Física me ensinou sobre ‘Marketing’
Física e ‘Marketing’ não parecem ter muito em comum, mas Dan Cobley é apaixonado por ambos. Ele reúne estes improváveis companheiros sob a ótica da segunda Lei de Newton, do Princípio da Incerteza de Heisenberg, do Método Científico, bem como da segunda Lei da Termodinâmica, para explicar as teorias fundamentais de construção de uma marca.

11- 3 maneiras de (eficientemente) perder o controle de sua marca
Os dias são passado (se é que existiram) quando uma pessoa, empresa ou marca podia controlar rigorosamente sua reputação – conversas e opiniões on-line significam que, se você é relevante, haverá uma conversa constante e livre acontecendo sobre você, e que você não tem controle sobre isso. Tim Leberecht oferece três grandes ideias para aceitar essa perda de controle, e até se preparar para isso — e utilizar isso como impulso para renovar o compromisso com seus valores.

Fonte: Profissional de Ecommerce

veja também:

Como obter um diferencial e recompensar os clientes do seu e-commerce

Por: Alejandro Vásquez, cofundador da Nuvem Shop e diretor de CONTINUAR LENDO…

artigo-conteudo3

Geração “Y” de consumidores demanda muita atenção de varejistas

Por: Juan Pablo Uma estratégia móvel robusta nos dias atuais CONTINUAR LENDO…

Consumidores multicanal: a nova tendência do varejo

Por: Pedro Ivo Martins O consumidor mudou, online e offline CONTINUAR LENDO…

artigo-conteudo

5 métricas fáceis de analisar que ajudam a crescer uma fan page

Por: Camila Porto As principais dificuldades apresentadas pelos empreendedores e CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário