Tendências para o e-mail marketing de moda

em ago 15, 2014:por

Samuel Muller

Publicitário com especialização em Design Digital pelo Istituto Europeo di Design - IED. Possui experiência de 7 anos na área de criação em agências digitais onde desenvolveu trabalhos para clientes como, Fnac, Schutz, Staples, Viajanet, Mash, Scala, Aramis Menswear entre outros.
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No final de julho saiu o relatório Web Shoppers referente ao primeiro semestre de 2014. Nesse período o comércio eletrônico brasileiro registrou faturamento de R$ 16 bilhões, alta de 26% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o final do ano, a previsão é atingir receita de R$ 35 bilhões, resultado 21% superior ao de 2013. Um dos segmentos que mais contribuiu com esse crescimento foi o segmento de moda e acessórios.

Na categoria mobile, que considera somente os pedidos realizados por dispositivos móveis, o segmento de moda e acessórios já ocupa a primeira posição, afrente de categorias que até pouco tempo atrás eram líderes como livros e eletrodomésticos.

Definitivamente com esses dados pode-se notar que o brasileiro(a) perdeu o receio de realizar compras de roupas e acessórios on line. O “medo” tem sido vencido, e muitos que viam a impossibilidade de experimentar os produtos, como um fator negativo, hoje, já realizam compras sem receio.

Para esse segmento como para todos os outros o e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa e barata para atingir o público. Especialmente para o segmento de moda em que muitas marcas investem muito em branding o e-mail torna-se uma importante ferramenta na criação de valor e posicionamento de marca.

Vou mostrar 3 exemplos de e-mails do segmento de moda que servem de referência de como um e-mail de moda pode ser vendedor e ao mesmo tempo contribuir com o branding de marca;

1- Urban Outfitters
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Esse é um exemplo de e-mail mais conceitual que vendedor. Note que não tem preço nem nome dos produtos somente a imagens transmitindo um lifestyle e a essência da marca. E-mails como esse para algumas marcas são super bem vindos pois agregam valor e ainda geram curiosidade

2- Burton Menswear
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Nesse exemplo temos um banner destaque bem vendedor divulgando uma promoção mas ao mesmo tempo o e-mail oferece uma informações que ajuda o consumidor a escolher a melhor o tipo de calça mostrando as características do jeans. Aliados a informação eles oferecem 2 produtos que combinam com o modelo da calça em questão. O e-mail é como uma consultoria de estilo. Repare como as fotos e o textos se encaixam de maneira muito harmônica.

3- Lacoste
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Ótimo exemplo de e-mail que vende uma categoria de produtos mas sem ser varejo. Não há preço dos produtos somente um mix de camisas muito bem escolhidos e um call to action chamando para realizar a compra. Nota-se que teve um cuidado especial na escolha de uma diagramação que fosse compatível em mostrar um mix de produtos mas sem perder a elegância que a marca sempre transmitiu.

Leve isso em consideração quando for pensar em sua próxima campanha de e-mail. E para saber mais sobre características como essas venha bater um papo com a gente aqui na Next Target. Será um prazer recebê-lo aqui.

Fonte: Relatório Web Shoppers 2014

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