Ticket médio brasileiro em e-commerce internacional é baixo

em mai 13, 2014:por

Redação Next Ecommerce

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E-commerce estrangeiro é preferido para roupas, acessórios, produtos eletrônicos e de informática mais baratos, levando a um ticket médio menos relevante

O brasileiro compra pouco produtos de maior valor, como notebooks, em sites estrangeiros.

De 2012 a 2013, o número de remessas postais vindas do exterior cresceu 44%, de 14,4 milhões para 20,8 milhões, segundo a Receita.

Desses itens, boa parte é formada por roupas, acessórios e novidades do setor de informática e eletrônicos, atrativos por custar menos do que no Brasil.

Na hora de trocar o computador ou o celular, no entanto, o consumidor ainda prefere os sites nacionais.

Segundo dados da consultoria E-bit, o ticket médio das compras feitas no e-commerce estrangeiro no ano passado foi de R$ 219 –33% menos que os R$ 327 gastos por aqui.

No mesmo período, as compras de brasileiros em sites do exterior somaram R$ 5 bilhões –e R$ 28,8 bilhões nos nacionais.

Entre os fatores que colaboram para esse hábito e baixo ticket médio, estão a demora na entrega de produtos comprados fora do país, as poucas informações sobre sua origem e a falta de garantias.

“Há um medo de adquirir itens caros e aumentar o ticket médio porque não se sabe se têm qualidade. Você não tem para quem reclamar, não há Procon nesses casos”, diz a vice-presidente da Abcomm (associação nacional do setor), Solange Oliveira.

Para ela, os grandes atrativos dos sites estrangeiros, sobretudo dos chineses, são os preços (72% dos consumidores consultados pela E-bit citaram esse motivo) e a variedade de eletrônicos.

O estudante de publicidade Carlos Eduardo Alves, 25, é um dos entusiastas das novidades. Desde 2012, ele gastou mais de US$ 1.000 (R$ 2.218 na cotação atual).

Frequentador assíduo do DealExtreme, um dos endereços mais conhecidos, sua lista de aquisições passa por um par de óculos-TV e seis caixas de som portáteis — das quais cinco quebraram no primeiro uso.

Em seu acesso mais recente, levou um projetor de filmes por US$ 70 (R$ 155). No Brasil, o preço mínimo fica em torno de R$ 1.300.

“Jamais compraria um notebook assim. Não vale a pena pelo risco que se corre”, afirma o estudante, que comprou o computador no e-commerce brasileiro.

Alves diz que, como os preços são baixos, não se incomoda muito quando o produto não chega. “Recebo encomendas que nem lembrava que tinha comprado.”

PREOCUPAÇÕES

O presidente da E-bit, Pedro Guasti, diz que a alta do e-commerce estrangeiro ainda não preocupa o setor.

“De certa forma, tem impacto aqui, principalmente se são os mesmos produtos. Mas no caso das roupas, por exemplo, o consumidor quer algo melhor, com marca.”

Para Oliveira, da Abcomm, a apreensão com o crescimento de sites como o chinês AliExpress deve surgir logo.

Ela diz que o Alibaba, dono do site, ampliou o foco no Brasil. O AliExpress passou a oferecer pagamento por boleto bancário, popular no país, e já tem a maioria das seções em português.

Fonte: Folha de S. Paulo

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