Tudo o que você precisa saber sobre as mudanças nas entregas PAC dos Correios

em ago 26, 2016:por

Redação Next Ecommerce

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Prepare-se, a partir de setembro os Correios farão mudanças no envio do PAC. Se você conta com a estatal para a entrega das mercadorias vendidas na sua loja, veja quais são as alterações abaixo:

O que muda com as alterações no envio do PAC
Para os lojistas virtuais a principal mudança é o fato de que as encomendas não terão mais prazo de entrega garantido. Isso significa que o prazo de entrega informado pelos Correios no momento da compra será apenas estimado, ou seja, os pedidos poderão ser entregues antes ou mesmo depois desse período.

No que tange ao ressarcimento pelo atraso das entregas nessa modalidade, o pagador do frete poderá solicitar a indenização de acordo com os dias de atraso:

1 dia de atraso: 10% de ressarcimento sobre o valor da postagem;

2 dias de atraso: 20% de ressarcimento sobre o valor da postagem;

3 dias ou mais de atraso: 30% de ressarcimento sobre o valor da postagem.

Além da mudança na garantia dos prazos de envio, a partir de setembro serão feitas também apenas duas tentativas de entrega, ao invés de três, como era o padrão anteriormente. Os Correios alegam que essa mudança ocorrerá porque a terceira tentativa de entrega raramente era exitosa. Com isso, após duas tentativas de entrega sem sucesso o destinatário poderá ainda retirar a mercadoria na agência mais próxima dentro de sete dias.

Se você costuma enviar produtos de alto valor agregado e contrata o seguro dos Correios, também vale ficar ligado. O valor segurado, que antes poderia ser de até dez mil reais para furtos, roubos ou extravios, passará a ser de somente de até três mil reais.

Tenho e-commerce e utilizo os Correios, e agora?
Sem dúvidas essa não é a melhor das notícias para quem tem uma loja virtual. Porém, é essencial informar seus clientes sobre essa alteração. Por exemplo: se você tem uma página com os detalhes sobre prazos de entrega e frete na sua loja online, deixe essa informação clara para os compradores para evitar dores de cabeça com reclamações.

A expectativa é que o prazo de entrega não leve mais tempo que o previsto, mas caso seu cliente precise de garantia no tempo de envio, indique o serviço SEDEX para que ele receba o produto dentro do prazo. E por falar em SEDEX, a modalidade passará a fazer parte das entregas premium, que contará com 100% de indenização aos recebedores em caso de atrasos.

Se você utiliza a Nuvem Shop, a alteração no cálculo de frete será feita de forma automática, então não precisa se preocupar com alterações técnicas, se você utiliza o aplicativo Webservice dos Correios (também conhecido como calculador de frete), eles mesmos se encarregarão de atualizar as informações. Se quiser, pode aproveitar para dar uma olhada no nosso curso gratuito da Universidade do E-commerce sobre como trabalhar com os Correios com mais eficiência.

Fonte: Profissional de ecommerce

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