Um grande mix de produto exige uma busca gigante

em ago 07, 2015:por

Victor Ferrante

Victor Ferrante é formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-SP, fascinado por e-Commerce e design. Colaborador da eNext e NextEcommerce.
Views118
busca-no-ecommerce

Com o crescimento do catálogo de produtos do varejista, a importância de se prover uma solução de busca robusta, cheia de features para auxiliar o visitante a achar o produto certo o mais rápido possível, nunca se esquecendo da experiência de compra, se torna muio maior. Quanto maior e mais complexo seu mix de produto, maior tem que ser sua preocupação com uma busca de alta qualidade.

A Busca realmente eficiente

A demonstração da Algolia’s Instant Search é parte de um tutorial escrito ppara ajudar developers a compreender a utilizar as APIs da empresa.

busca-instant-search

A “instant search” é um experimento criado pela Algolia, que a medida em que o usuário vai digitando, sugestiona resultados não por dropdown, mas por atualizar o conteúdo da página em tempo real. As palavras que você vai digitando aparecem destacadas em vários produtos e fica claro e simples o porque dela te oferecer aqueles produtos. Finalmente, ela é extremamente leve e veloz, retornando a cada letra adicionada um set de produtos cada vez mais refinado.

Em suma, é um excelente exemplo para a busca no e-commerce porque ela entrega:
Ela provê um atalho ao conteúdo;
Ela mostra à você o que está “pensando”;
Ela funciona rapidamente

Um atalho ao conteúdo

Se você pensar bem, sua busca nada mais é do que um atalh, um corta-caminho para todo seu conteúdo, sim TODO. Ao invés de obrigar seu shopper a clicar na navegação, ou ir para o menu que tem revela várias categorias, que revela várias sub-categorias, que se deus quiser nos direciona para um set de produtos; o seu usuário podeira muito bem com 3 letras na busca chegar no mesmo lugar.

Quando algo desse tipo acontece como esperado, você possui nas suas mãos um usuário extremamente satisfeito, que não gastou sequer 1 segundo a mais da sua corrida vida. Contudo para isso dar certo é necessário uma série de componentes trabalhando junto em prol do consumidor.

Por exemplo: Como as funções e algoritmos estão configurados? São mostrados sugestões relacionadas ou sinônimos? Sua busca está indo diretamente para um banco de dados? A busca procura por qualquer dado ou somente descrições e títulos? Está indexada no site inteiro ou somente em algumas páginas?

O modo como a busca realmente funciona é que vai afetar diretamente nos resultados apresentados e quão veloz e eficiente esses resultados serão.

Demonstre o por quê de selecionar termos

Se você buscar por “tablet” no site da newegg, uma das sugestões é “Tabletop Unlimited”, uma empresa de utilitários domésticos para cozinha, com panelas, etc.

newegg-busca-tablet

A busca está tentando antecipar o que o consumidor está querendo, logo esse resultado faz 100% de sentido, mas imagina o que passaria na cabeça do cliente se nas sugestões aparecesse uma tablet da asus E uma frigideira? Isso provavelmente não faria sentido caso o cliente estivesse procurando por eletroeletrônicos somente, mas com um mix de produto tão grande, é provável que haja essas dissonâncias congnitivas que caso não haja um elemento explicando o porquê daquela sugestão, sua conversão tende a cair.

A Busca precisa ser rápida.

Uma solução super interessante é do site Jadopado, um marketplace de produtos recondicionados. Para iniciar a busca basa digitar uma letra, instantaneamente você já está na página de resultados, e a cada letra digitada todo o mix se renova buscando oferecer o melhor produto para o consumidor. Isso significa que em milissegundos ele leu suas letras, foi até o banco de daos, comparou com todas as páginas indexadas, e retornou um resultado com uma série de produtos relevantes. Em milissegundos.

jadopado-2ms

Esse astuto exemplo de busca é importante porque demonstra para o consumidor feedback isntatâneo. Uma significante parcela dos seus visitantes refinarão a busca diversas vezes para achar o que realmente procuram, demonstrar seus produtos de maneira veloz deixa o processo de busca quase que automático. Inclusive é capaz que ele nem perceba o quanto ele está refinando a busca de tão ágil que o processo se torna.

Isso é especialmente importante para os grandes varejistas que compartilham diversos termos chaves em diferentes categorias.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25