Um Simples detalhe que faz a diferença!

em mai 12, 2012:por

Felipe Coelho

Co-Founder da Über Digital e Designer pela ESPM. É responsável pelo planejamento de marketing dos clientes e gestão de projetos para e-commerce.
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call-to-action

eNext Consultoria de ecommerce

Quando pensamos em layout, banner, email marketing ou qualquer tipo de peça publicitária para e-commerce, um dos primeiros tópicos do briefing é: Qual o público alvo? Independente da resposta, quando tratamos de usuários de internet, temos que pensar em todos os tipos de perfis possíveis, os atenciosos, detalhistas, preguiçosos, curiosos, desatentos, perfeccionista e entre outros.
Existem vários fatores que são diretamente responsáveis pela taxa de conversão da loja online, meios de pagamento, velocidade do site, fotos, mix de produtos, preço e layout são alguns deles. Dentre esses exemplos, alguns elementos que para muitos são apenas um detalhe, pode representar um aumento significativo nas vendas e o nome dele é botão comprar!
A regra básica de usabilidade é: temos que pensar no usuário mais desatento possível, deixando as informações claras e óbvias. Não existe uma receita informando qual é o botão ideal para sua loja, por isso é necessário testar diferentes cores, tamanhos, formas e o posicionamento na página, devemos ter sempre em mente que o botão tem que ser o destaque dá sua página.

Abaixo há alguns exemplos de sobre concepção e diferentes formas de call to action

Testes

O teste é o item número um que deve conter no seu checklist. Você só encontrará o botão ideal quando testá-lo no site, não existe nenhuma outra maneira de medir isso.

Por exemplo: este site produziu um aumento de 6,3% com a mudança no call to action do banner.

A nova versão deixou o botão proeminente e a cor contrastante fez o botão sobressair do restante. Neste exemplo é fácil ver porque as vendas aumentaram, mas mudanças mais sutis também podem trazer ótimos resultados.

Cor

O botão deve ser saltado do fundo, algo que se destaque e chame a atenção. A cor escolhida tem que ter contraste com os outros elementos do site e de preferência com uma cor saturada que chame atenção dos olhos. Cores brilhantes ou saturadas podem ficar fora do layout, porém é importante considerar que algumas cores podem criar determinadas associações na mente dos compradores.

Laranja é recomendado às vezes como a cor ideal para as chamadas para a ação, pois chama a atenção para um botão sem ser muito brilhante. Algumas cores tem outras conotações, alguns podem associar vermelho com o perigo ou dívida, enquanto verde pode significar ‘ir’. Estas são todas as coisas a considerar ao escolher uma cor.

Posicionamento

Os botões devem ser posicionados de uma forma que facilite o olhar do usuário, formando assim um percurso que os olhos devem seguir.

Colocar o call to action logo abaixo do preço ou para a direita da lista de produtos faz com que seja mais fácil de detectar rapidamente. Além disso, os e-consumidores estão acostumados a ver os botões nesta área da página.

Deixe o usuário respirar

Mesmo com a chamada mais brilhante possível ou com botão mais bem elaborado, o uso excessivo pode ser um problema para o site. O exemplo abaixo mostra isso claramente. As informações possuem prioridade, dê destaque apenas para a mais importante.

Crie urgência

Além das cores, posicionamento e formas, o botão pode ter a função de criar o sentido de urgência na mente das pessoas, incentivando a compra. Isso não se aplica a todos os casos, em banners,  email marketing ou selo nos produtos pode ser uma boa solução.

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