Uma análise completa das plataformas para Testes AB

em out 13, 2014:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
Views78
analise-plataformas-teste-ab

A TrustRadius, empresa avaliadora de softwares, lançou semana passada um guia para compra de plataformas para testes A/B, com recomendações de plataformas para SMB, Middle e Enterprises, com suas respectivas peculiaridades.

A empresa analisou as plataformas baseadas nas notas dadas pelos usuários de cada uma das plataformas, assim como a penetração delas no segmento do mercado.

A maior surpresa no estudo foi no segmento Enterprise (+500 funcionários), a Adobe Target, teve uma pontuação mais baixa que a Monetate e a Maxymiser. Embora reconhecida pela sua robustez como uma ferramenta de testes, e integração com adobe analytics, a Target recebeu algumas pontuações baicas devido ao seu alto custo, dificuldade de treinamento de pessoal e a quantidade de recursos de TI que ela drena. Como resultado, a Adobe perdeu um posto de Líder ou até mesmo de uma forte ferramenta.

Infográfico - Enterprise

A Monetate e a Maxymiser foram as líderes na categoria enterprise, com a primeira recebendo especialmente notas altas pela sua interface amigável de fácil utilização, atendimento ao cliente, e a capacidade de personalizar conteúdo e focar em clientes específico baseado em uma grande quantidade de variáveis. Apesar de focar em projetos Enterprise, a Monetate recebeu o título de “Forte plataforma” também nos segmentos SMB e Middle.

“A introdução de ferramentas de baixo custo e o latente crescimento do conceito de ROI a prática de testar vem crescendo no mercado de marketing mundial” – diz Vinay Bhagat, CEO da TrustRadius. “Os vendedores de plataformas de teste pure-play (exclusivamente online), como a Monetate, Maxymiser, SiteSpect, Optimizely, estão batendo nos bendedores tradicionais”.

Para empresas Middle (51-500 funcionários) a Optimizely larga na frente devido a sua facilidade de setup, utilização e demonstração de resultados. Entretanto, a Optimizely teve algumas restrições no que se diz respeito a complexidade de target, maior número de visitantes e medição de objetivos sem ser taxa de cliques e de impressões.

Infográfico - Middle

Finalmente, para SMB ( menos que 50 funcionários), a ferramenta mais indicada é a Unbounce, a qual não é uma solução pure-play, mas sim um ‘construtor’ de landing pages, que possui a funcionalidade de testes embutida. Contudo, para empresas que estão começando as soluções mais simples são as mais indicadas, uma vez que essas Start Ups procuram soluções rápidas e eficientes para entrar no mercado.

Infográfico - SMB

Uma outra observação interessante, é a surpreendente nota baixa do Google, com sua ferramenta “The Content Experiments” Imagina-se que as ferramentas gratuitas possuem maior penetração de mercado, mas essa não é a realidade. “O google content experiments não é uma ferramenta muito robusta, não oferecendo testes de multivariáveis e não caiu nas graças do público,” diz Bhagat. “A presença de soluções boas e baratas, como a VWO e Optimizely, significa que a opção ‘gratuita’ do Google se torna menos atrativa para o mercado”.

O guia completo (EN) se encontra para download aqui.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25