Utilizando o Engajamento como segmentação para Email Marketing

em dez 11, 2013:por

Danilo Fadel

Sócio da Nexttarget, é formado em Administração de Empresas pela ESPM pós-graduado pelo Insper Ibmec. Trabalhou como analista de novas tecnologias na Editora Abril e gerente de projetos na F.Biz WPP.
Views18
email mkt

Há algum tempo as empresas começaram a enviar campanhas de Email Marketing cada mais segmentadas, com o intuito de gerar maior interação com os clientes e obter melhores resultados. Normalmente essas segmentações são realizadas através de dados de cadastro (nome, sexo, idade), dados geográficos (região onde a pessoa mora ou trabalha), comportamento (categorias mais visitadas no site) e histórico de compra (compras já realizadas).

Para alcançar resultados ainda melhores, muitas empresas (marcas e varejistas) utilizam também o ENGAJAMENTO em suas estratégias de segmentações.

Existem diversas maneiras de medir o engajamento de sua base de contatos, podendo utilizar as taxas de abertura, taxas de cliques, vistas, entre outros.

É necessário entender alguns fatores para criar a segmentação ideal, e testes são mais do que necessários.

Se sua empresa envia 2,3 emails semanais para sua base, você pode começar criando uma regra de engajamento baseada no tempo de última interação. Um determinado contato que não abre suas mensagens há cerca de 2 meses, por exemplo, merece ser tratado diferente daquele que tem aberto seus emails mais recentes.

Alguns dos benefícios das campanhas baseadas em interação (engajamento):

Entregabilidade: ao enviar mensagens para contatos que não abrem seus emails, os servidores de emails podem considerar a mensagem como Spam e deixar de entregar para os demais contatos. Campanhas baseadas na interação tendem a melhorar a taxa de entrega.

– ROI: ao diminuir o número de envios (pois você deixará de enviar para a base que não interage) você economiza no custo variável de disparos aumentando o retorno

– Reativação de Contatos: ao criar campanhas específicas para uma base de contatos que não interage com sua marca há algum tempo, há uma maior chance de recuperar esses clientes.

Alguns exemplos de campanhas de engajamento são as de “Sentimos sua falta” para aqueles que não interagem há algum tempo, campanhas de cliente “VIP” para aqueles que interagem sempre ou que costumam comprar constantemente, entre outras.

O importante é saber trabalhar esses diferentes grupos de clientes para obter o melhor resultado possível.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25