Vale a pena colocar meus produtos em um Marketplace?

em set 14, 2016:por

Redação Next Ecommerce

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O mercado do e-commerce vem apresentando um crescimento sem precedentes. Com a demanda cada vez maior, o aprimoramento das tecnologias vem sendo constante, bem como o surgimento de novos modelos de negócios. Dentre eles, um dos que mais vem ganhado espaço no mercado, está o Marketplace.

Utilizado por empresas de todos os portes e segmentos, trata-se de uma plataforma online onde os e-commerces podem anunciar seus produtos, tornando-o mais um canal de vendas além da loja virtual propriamente dita. Aderir a um marketplace traz uma série de benefícios às empresas, no entanto, sua adoção traz também desafios e custos.

Conheça, a seguir, quais são as vantagens e desafios de integrar-se a um Market Place:

Mais notoriedade para empresa
Um marketplace, analogicamente falando, pode ser visto como um grande ‘shopping center virtual’. Uma vez que o público é sempre grande, qualquer empresa que esteja nele terá grande visibilidade e, na web, a teoria se aplica aos Marketplaces.

Com os seus produtos anunciados em uma plataforma marketplace, além de diversos outros benefícios diretos – como aumento de faturamento, que é o mais visado – a sua marca e produtos ganharão mais notoriedade, sendo então mais uma forma de prospectar novos clientes.

Aumento no faturamento
Este é, na maioria das vezes, o benefício mais visado nesse modelo de negócios. Uma vez integrada a uma plataforma Marketplace, a empresa acaba adquirindo mais um canal de vendas, as quais, com as devidas integrações, podem ser geridas com o mesmo nível de controle que se tem com as transações na própria loja virtual.

Aderir a um Marketplace, portanto, traz como benefício direto o aumento no número de conversões, logo, complementa consideravelmente o faturamento da empresa.

ROI consideravelmente alto

Os marketplaces oferecem diversas facilidades prontas ao e-commerce parceiro, como a vitrine para anunciar os produtos, bastando negociar a taxa da comissão que ficará com a plataforma para dar início às integrações necessárias para então iniciar a operação.

O valor investido para anunciar em um Marketplaces é pequeno se comparado ao retorno que as vendas podem apresentar, ou seja, o retorno sobre o investimento será satisfatório.

Além disso, os gastos necessários com marketing, tecnologia e outros recursos seriam bastante expressivos para alcançar a notoriedade que o Marketplace proporcionará.

Desafios e desvantagens
Integrar-se a um Marketplace traz benefícios que, embora numerosos, devem ser comparados com os custos, desafios e desvantagens em aderir ao modelo de negócios.

Embora seja um formato de vendas facilitado, serão necessárias integrações entre sistemas de informação (seu ERP com o da plataforma) para gerir as vendas e o faturamento com o mesmo controle que se tem com as vendas na própria loja. Visto isso, haverá sim um gasto com tecnologia, principalmente se o seu ERP usual não oferecer esta integração.

Planejamento financeiro também será necessário, uma vez que a margem de comissão dos Marketplaces (que não costuma ser modesta) é aplicada sobre cada venda. Necessitando, assim, analisar os custos que isso acarretará e também os valores praticados com os produtos, analisando gastos de forma a adaptar as receitas.

Planejamento e análise
Finalizando, é importante salientar que a melhor forma de definir se um marketplace é ou não adequado ao seu e-commerce é realizandp uma análise aprofundada da estrutura e das necessidades da sua empresa. Comparar os custos de integração e comissão do Marketplace com os possíveis custos de fazer o próprio marketing para alavancar a loja virtual, por exemplo, é um ponto importante dessa decisão.

Tendo sido feito o planejamento e a possível implantação, é crucial a realização de uma análise dos resultados obtidos com o novo modelo de negócios. E, então, verificar se a continuidade da operação a longo prazo realmente será vantajosa para a sua empresa.

Fonte: FCamara

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