Veja os horários mais movimentados da Black Friday e prepare-se

em out 19, 2016:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
artigo-conteudo

Um levantamento realizado pela Social Miner, plataforma de People Marketing, aponta como o consumidor se comportou durante a Black Friday 2015. O estudo analisou mais de 2,4 milhões de usuários e mais de 10 milhões de registros de diferentes segmentos do e-commerce.

Segundo o estudo, os períodos de maior pico estão concentrados nas primeiras horas da data (entre 0h e 2h), onde 11% dos pedidos acontecem – pessoas já decididas aguardam a virada para efetuar a compra -, durante o horário do almoço, quando foram registrados 20% dos pedidos, e na reta final (entre às 21h e 23h), período que registrou maior taxa de conversão – as melhores ofertas se esgotando e o prazo final para compra fez a conversão subir. Já em relação a geração de leads, a pesquisa detectou aumento de 79%.

A sexta-feira é tão especial que o relatório aponta que os clientes da Social Miner chegam a faturar 600% a mais do que em uma sexta-feira normal. Além disso, 8 meses após a data, foi verificamos que as marcas conseguiram dobrar o ROI da Back Friday a partir dos leads conectados na época, que não efetuaram compra imediata.

Mas, como essas informações podem ajudar o empreendedor a se preparar para a Black Friday? A zanox, maior rede europeia de afiliação, reuniu seis dicas que vão auxiliar na preparação para a data, uma das mais importantes do varejo.

1. Já é hora de começar o trabalhar

Lembre-se, um milhão de lojas estarão bombardeando o consumidor de informação, não seja apenas mais uma. Principalmente por conta da crise, muitos consumidores devem esperar a Black Friday para efetuar alguma compra e esse é o momento de mostrar para o seu cliente o que está preparando para a data. Invista em ferramentas que o ajude a identificar o perfil do usuário e o que ele está procurando, assim você conseguirá ser mais assertivo na comunicação com o seu consumidor. Ofereça a ele vantagens como, por exemplo, receber as melhores ofertas antes de todo mundo.

2. Turbine seu servidor

Já sabemos que a data pode trazer muitos visitantes ao seu site, então é importante estar preparado para atender esta demanda. Ou todo o trabalho feito antes poderá ser em vão, uma vez que o consumidor pode desistir de uma compra por estar com dificuldades de navegação.

3. Organize seu estoque

O seu compromisso com o cliente deve uma de suas prioridades. O consumidor está em busca de menores preços sim, mas também esperam um atendimento de qualidade. Certifique-se se que seu estoque atenderá a todos os pedidos. Caso necessário, deixe claro pro cliente que, devido ao aumento de demanda por conta de data, ele receberá o produto em prazo maior.

Se seu estoque resistir, estenda a Black Friday até a Cyber Monday.

4. Ofereça bons descontos

Fuja de promoções do tipo “metade do dobro”, o consumidor está de olho. Ofereça a eles promoções de verdade. Se possível, tente incluir benefícios, como frete grátis, por exemplo.

5. Explore o Mobile

As vendas via mobile têm ganhado cada vez mais a confiança dos consumidores. Relatório produzido pela zanox aponta um crescimento de 90% no faturamento mobile no Brasil. Os consumidores ainda preferem a compra via Desktop, mas o crescimento do mobile é grande e traz oportunidades para fazer um trabalho diferenciado em relação aos concorrentes. Aposte em ofertas exclusivas, isso te ajudará a fidelizar novos compradores que já estão acostumados a esse tipo de aparelho.

6. A Black Friday não acaba em 24h

Passadas as 24h da Black Friday é hora de mais trabalho. A Black Friday é um ótimo momento para gerar leads e se preparar para as ações de final de ano e, claro, já começar a pensar no 1º trimestre de 2017, período de baixa no comércio em geral.

veja também:

Como obter um diferencial e recompensar os clientes do seu e-commerce

Por: Alejandro Vásquez, cofundador da Nuvem Shop e diretor de CONTINUAR LENDO…

artigo-conteudo3

Geração “Y” de consumidores demanda muita atenção de varejistas

Por: Juan Pablo Uma estratégia móvel robusta nos dias atuais CONTINUAR LENDO…

Consumidores multicanal: a nova tendência do varejo

Por: Pedro Ivo Martins O consumidor mudou, online e offline CONTINUAR LENDO…

artigo-conteudo

5 métricas fáceis de analisar que ajudam a crescer uma fan page

Por: Camila Porto As principais dificuldades apresentadas pelos empreendedores e CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário