Vendas totais do varejo despencam 5,5% enquanto e-commerce cresce 11,5%

em ago 13, 2015:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.

As vendas online foram um dos poucos pontos positivos no varejo brasileiro durante o último mês de julho, de acordo com o SpendingPulse, relatório mensal sobre o varejo da MasterCard. O e-commerce cresceu 11,5% no mês de julho comparado ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, as vendas totais do varejo (exceto automóveis e materiais de construção) caíram 5,5% sobre o mesmo período do ano passado. O crescimento médio do último trimestre despencou para 4,7%, abaixo dos 3,6% do segundo trimestre de 2015.

O relatório ainda mostra que cinco dos sete setores tiveram crescimento acima do indicador de vendas totais: vestuários, artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos,material de construção e artigos de uso pessoal e doméstico. Por outro lado, combustíveis e supermercados apresentaram desempenho abaixo das vendas totais.

Enquanto isso, as vendas online cresceram 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado. A média dos três últimos meses foi de 10,9%, pouco acima da do segundo trimestre, que teve um desempenho de 9,8%. Os setores de móveis e eletrônicos ficaram acima do crescimento do canal; e o setor de artigos farmacêuticos, vestuários e hobby & livraria apresentaram crescimento inferior ao registrado pelo comércio eletrônico.

“O ambiente econômico do Brasil continua a deteriorar-se, como altas taxas de juros, inflação e um patamar elevado da taxa de desemprego, gerando uma desaceleração da massa salarial”, afirma Kamalesh Rao, diretor de Pesquisa Econômica da MasterCard Advisors. “Os fundamentos fracos da economia devem continuar a pesar sobre as vendas no varejo nos próximos meses”, acrescentou.

Regiões brasileiras: Nenhuma conseguiu registrar números positivos. As regiões Nordeste ( queda de 3,8%) e Centro-Oeste (queda de 5,2%) tiveram resultado acima da média, enquanto Norte (queda de 6,2%), Sul (queda de 7,0%) e Sudeste (queda de 5,6%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em alguns setores, as vendas nas duas últimas semanas foram abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, o que influenciou o resultado do mês.

veja também:

adwords

Como melhorar as vendas com o Google AdWords para e-commerce?

Por: Wallace Castro Você quer vender mais, economizar tempo e fazer CONTINUAR LENDO…

red bull

Marketing de Conteúdo te dá asas

Por: Renann Mendes Nunca fui muito fã de dar aulas, CONTINUAR LENDO…

shopping

Google Shopping: aprenda como usá-lo a seu favor

Por: Raquel Lisboa – Nuvem Shop É cada vez mais CONTINUAR LENDO…

email

Por que o marketplace é o assunto do momento no e-commerce?

O ano de 2017 está sendo marcado pela consolidação do CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário

 
JUL 25