Walmart aposta em e-commerce para melhorar retorno internacional

em out 18, 2013:por

Anna Wagner

Cursa Publicidade e Propaganda na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Atua desde 2012 na área de marketing, trabalhando com Startups na área de e-commerce e e-service. Atualmente é responsável pelo marketing na eNext Consultoria em E-commerce.
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As prioridades do Walmart para o próximo ano são retomar o crescimento das vendas nos Estados Unidos, melhorar os retornos internacionais e a alavancagem operacional, disse Michael Duke, presidente global do maior grupo varejista do mundo, durante a 20ª reunião anual da companhia com investidores nesta terça-feira.

Joshua Roberts/Bloomberg
Michael T. Duke, presidente da Walmart

“Não importa o ambiente que tivermos em um ano ou em cinco anos, nós venceremos. E não estaremos satisfeitos até que isso aconteça”, afirmou Duke.

Segundo o executivo, o foco da empresa para aumentar as vendas em lojas comparáveis (mesmas lojas) nos Estados Unidos está na execução. “Execução de curto prazo é crucial para nós”, disse Duke. As lojas da companhia no mercado doméstico estão com novas ações de merchandising e preços agressivos, afirmou.

Nas operações internacionais, Duke disse que “sabemos que podemos fazer melhor, mesmo em lugares onde já estamos indo bem”. Ele afirmou que a companhia tomou “importantes decisões estratégicas” e fez investimentos no comércio eletrônico que vão ajudar a melhorar o retorno dos negócios fora dos EUA.

As operações internacionais continuam sendo um motor de crescimento para a companhia, disse Duke.

Duke afirmou que a companhia avançou em algumas iniciativas para melhorar a alavancagem operacional. Ele disse que a empresa está comprometida com o plano de reduzir as despesas operacionais como percentagem das vendas em pelo menos 1% nos próximos cinco anos. Ações nas áreas de logística, abastecimento e bastidores da operação estão em curso. O objetivo é ter custos baixos para garantir preços baixos ao consumidor.

O executivo citou algumas iniciativas. Nos EUA, o time de logística está reduzindo o custo de transporte. Na China, há um programa para aumentar a produtividade dos funcionários. Na América Latina, as operações de quase todos os países, exceto do Brasil, migraram para um centro de serviços compartilhado na Costa Rica.

O presidente do Walmart afirmou que a companhia trabalha para a intersecção entre o canal físico e o virtual ao redor do mundo. “Nunca estivemos tão conectados com o e-commerce dentro da companhia”, disse. No segundo trimestre fiscal da companhia, as vendas on-line cresceram 30% no mundo, em relação ao mesmo período do ano passado.

“Estamos avançando substancialmente em áreas que são cruciais para o crescimento de longo prazo”, conclui o executivo.

Fonte: Valor Econômico

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