2ª Edição do Mobility Index | Next Ecommerce

2ª Edição do Mobility Index

em jan 28, 2015:por

Redação Next Ecommerce

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A Pontomobi, acaba de publicar a segunda edição do Mobility Index, pesquisa que tem como objetivo avaliar o grau de mobilidade das principais marcas brasileiras, selecionadas entre os maiores anunciantes do País. Esse novo estudo mostra que, em um intervalo de apenas seis meses, a audiência móvel cresceu 50% e, em resposta, aumentou em 46% a adoção do mobile como meio de estabelecer presença, construir ferramenta e promover experiências entre as marcas e seus consumidores. Isso significa que uma em cada duas marcas analisadas já possui presença no ambiente móvel.

A segunda edição do Mobility Index apontou que 48% das 350 marcas pesquisadas contam com presença estruturada em mobile. Os resultados da pesquisa também geraram cinco perfis de empresas com base na atuação no ambiente móvel: Zero Mobile (37,4%), Mobile Curioso (14,6%), Mobile Básico (32,6%), Mobile Ready (10,3%) e Mobile Expert (5,1%).

Com relação à evolução por segmentos econômicos, as marcas de bens de consumo estão entre as responsáveis pela maior parte do crescimento na adoção mobile. Na edição anterior do Mobility Index, 12% dessas marcas estavam na categoria Básico. Já no estudo atual, esse número subiu para 27%, o que mostra que as empresas que atuam no segmento estão apostando mais em soluções móveis para se relacionar com seus consumidores.

No varejo, o estudo da Pontomobi destaca que a distribuição atual é equilibrada: 30% das marcas na categoria Zero, 33% em Básico e 36% em Ready e Expert. Na pesquisa realizada no primeiro semestre do ano, 17% das marcas de varejo foram classificadas como Básico e 21% como Ready, não havendo nenhuma considerada Expert.

“É importantíssimo destacar que, em apenas seis meses entre os dois estudos, houve um avanço significativo na robustez de presença das principais marcas atuando no mercado brasileiro em relação à sua presença no ambiente móvel. Podemos concluir que mobilidade passa, cada vez mais, a fazer parte do pensamento estratégico de marcas e negócios, movendo-se de simples inovação para modificação do core business. Trata de algo, portanto, que não pode ser mais negligenciado, considerando que o smartphone e o tablet já são as principais telas utilizadas no dia a dia das pessoas”, comenta Léo Xavier, co-fundador e CEO da Pontomobi.

App ou site móvel?

Muito se discute sobre desenvolver ou um site móvel ou um aplicativo. Entretanto, na visão da Pontomobi, ambas são plataformas complementares, já que cada uma segue um mindset específico do consumidor, havendo conteúdos e serviços mais adequados a cada formato. Por isso, essa adequação é levada em conta nos critérios de avaliação do Mobility Index.

Entre as marcas avaliadas na última edição, 45% possuem mobile sites e 35% contam com aplicativos para iOS e/ou Android. Em comparação ao cenário de seis meses atrás, isso representa um crescimento de 11% na adoção de sites móveis, o que é atribuído a fatores como a existência da versão desktop, facilitando o planejamento e a tomada de decisão; a familiaridade com o ambiente web; a existência de uma audiência em crescimento – que já interage com o site desktop via mobile, levando a resultados positivos mais imediatos – e o maior esforço e investimento para a adoção de apps.

“Entendemos que os sites favorecem a busca por conteúdos de consumo rápido e sem frequência pré-definida ou serviços e ações que irão ocorrer no curto prazo, muitas vezes derivados de impulso. Já os apps favorecem a frequência e o relacionamento, o que significa conteúdos e serviços dos quais o usuário deriva valor ao tê-los instalados em seu dispositivo móvel”, explica Terence Reis, sócio-diretor da Pontomobi.

No que se refere à experiência do usuário, foi observada a seguinte distribuição entre estratégias das marcas com presença mobile: ações promocionais e/ou vendas (38%); prestação de serviços (33%); suporte à experiência de uso (29%) e entretenimento (11%).

Marcas que possuem relação direta com o consumidor tendem a focar nos serviços, como bancos, companhias aéreas e varejo. Já as marcas que não possuem uma relação direta precisam buscar justificativas para sua presença no ambiente móvel. Por isso, muitas criam conteúdos que estimulam a experiência de uso, como a entrega de conteúdos que irão melhorar a experiência de uso do produto, contribuindo para a melhoria no vínculo com o consumidor.

Conheça as 25 marcas com maior índice de mobilidade no Brasil:
1. Oi
2. Porto Seguro
3. Itaú
4. Bradesco
5. Vivo
6. TIM Brasil
7. Claro
8. Microsoft
9. Coca-Cola
10. Banco do Brasil
11. Magazine Luiza
12. Extra
13. NET
14. Red Bull
15. HP
16. Petrobras
17. Coelho da Fonseca
18. Casas Bahia
19. Ponto Frio
20. Netshoes
21. Samsung
22. Gol
23. IBM
24. Buscapé
25. Skol

Marcas com maior evolução no Mobility Index ao longo dos últimos seis meses:
1. Porto Seguro
2. NET
3. Magazine Luiza
4. Veja
5. Colgate
6. Allianz
7. Azul
8. Philadelphia
9. Sonae
10. Ricardo Eletro
11. Insinuante
12. Sanofi

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